TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferença de Metodologia Quantitativa e Qualitativa

Por:   •  8/4/2016  •  Resenha  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  921 Visualizações

Página 1 de 2

Diferença entre Metodologia Quantitativa e Qualitativa em Educação

        A metodologia Quantitativa é um estudo estatístico que tem como objetivo descrever as características de uma determinada situação, mensurando em números classificados e analisados. Esta metodologia de pesquisa enfatiza a objetividade e abrange um conjunto de procedimentos, técnicas e algoritmos de modo a auxiliar o pesquisador a extrair de seus dados subsídios para responder as perguntas pré-estabelecidas e testar hipóteses. O pesquisador busca generalizações estatísticas em amostras para explicar causas de mudança em fatos sociais, e utiliza de instrumentos válidos e fidedignos, sem afetar o que está sendo pesquisado.

Já a metodologia Qualitativa tem o propósito de interpretar o fenômeno que se observa, através da observação, descrição e compreensão, focando nos significados individuais e contextuais e nas experiências. Além de buscar uma explicação interpretativa, realiza um estudo detalhado de um caso e da comparação com outros estudados. Nesta metodologia enfatiza a subjetividade ao invés da objetividade, os dados são analisados indutivamente e a informação coletada pelo pesquisador não é expressa através de números e dados estatísticos, mas podem fazer uso de uma estatística descritiva. O pesquisador procura credibilidade e trabalha com situações complexas sem hipóteses pré-concebidas dos caminhos que a pesquisa irá seguir.

Referências:

DALFOVO, M. S.; LANA, R. A.; SILVEIRA, A. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.2, n.4, p.01- 13, 2008. Disponível em: http://www.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/metodos_quantitativos_e_qualitativos_um_

resgate_teorico.pdf. Acesso dia 31 de agosto de 2015.

GATTI, B. A. Estudos quantitativos em educação. Fundação Carlos Chagas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1, p. 11-30, jan./abr. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/ep/v30n1/a02v30n1.pdf. Acesso dia 31 de agosto de 2015.

MOREIRA, M. A., Metodologias de pesquisa em ensino. Ed. 1. São Paulo: Livraria da Física, 2011. 243p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (105.1 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com