TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenças entre Transformers

Projeto de pesquisa: Diferenças entre Transformers. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  5.142 Palavras (21 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 21

Página 1/19

São Paulo

2012

Sumário

1. Questionários...................................................................................................02

2. As Diferenças entre Transformadores.............................................................04

3. Estrutura..........................................................................................................05

4. Princípios Básicos...........................................................................................05

5. Tipos de Transformadores...............................................................................06

6. Transformadores de Potencia.........................................................................07

7. Autotransformadores.......................................................................................07

8. Simbologia.......................................................................................................08

9. Transformador ideal.........................................................................................08

10. Transformador em Vazio.................................................................................08

11. Transformador de corrente..............................................................................09

12. Máquinas síncronas e máquinas assíncronas.................................................12

13. Usina de Itaipu.................................................................................................17

14. Turbinas...........................................................................................................17

15. Geradores........................................................................................................18

Página 2/19

São Paulo

2012

Como o fator de potência pode influenciar na conta de energia elétrica?

Não influência. O fator de potencia (cos p) indica o quanto da energia é utilizada para realizar trabalho num circuito elétrico (potencia ativa). Quanto maior esse fator, maior o rendimento do circuito, já q mais energia é utilizada para realizar trabalho. A outra parte da potência elétrica, chamada de potencia reativa é utilizada para criar os campos elétricos e magnéticos em circuitos indutivo-capacitivos. Ela não gera trabalho. A potencia total, chamada de potencia aparente, é a soma vetorial das potencias ativa e reativa. O medidor de energia elétrica mede apenas a potencia ativa já q seu principio de funcionamento se baseia na medição de tensão e corrente, semelhante a um multímetro. Para tanto, se o fator de potencia for muito baixo, haverá uma grande dissipação de potencia reativa q não será medida pelo medidor. Em instalações residenciais, onde as cargas indutivas e capacitivas são pequenas, isso não costuma acontecer. Mas em instalações industriais, isso às vezes constitui um problema, sendo às vezes necessário a instalação de bancos de capacitores para aumentar o fator de potencia e diminuir a potencia reativa do circuito.

Qual o menor valor de referência para fator de potência estabelecido pela ANEEL?

Não existe um valor determinado pela ANEEL para fator de potência; existe é um valor para que o consumidor não pague multa por baixo fator de potência (0,92 indutivo ou capacitivo); Este valor era há uns anos atrás 0,85.

Descreva, em linhas gerais, como pode ser realizada a correção do fator de Potência da fábrica proposta no desafio.

Uma vez estudados e corrigidos os casos de super-dimensionamento e outros, a parte inevitável que sobra em relação ao baixo fator de potência pode ser corrigida, aplicando-se reativos. Para gerar KVARCap, pode-se utilizar na instalação motores síncronos, na condição supracitados ou simplesmente ligando-se capacitores. É claro que esses, tem que ser ligados conforme a necessidade, pois um grande numero de capacitores ligados indevidamente eleva a tensão do barramento, causando sobre tensões e muitos problemas de queima de equipamentos. Assim, medindo-se a potência ativa, a potência reativa e o cos , é possível determinar se o sistema tem um fator de potencia, abaixo de 0,92 e baseado nos cálculos demonstrados abaixo é possível determinar a quantidade de KVARC necessário e especificar capacitores para a correção do fator de potência e instalá-los, não esquecendo da proteção com fusíveis adequados. No mercado existem capacitores de várias potência e classes de tensão o que permite fracionar um banco de capacitores e ligá-los a alta ou a baixa tensão conforme conveniência. Quanto à ligação de capacitores, pode-se simplesmente ligar através de um comando manual, frações de um banco de capacitores de potências decrescentes, como por exemplo:100, 50,10,10 KVAR. Nesse procedimento quem liga é um operador duma sala de controle, mediante a observação do cos (teta) Isso também pode ser feito automaticamente se o aparelho que indica o fator de potência tiver como comandar circuitos conforme passe de uma marca definida.

Página 3/19

São Paulo

2012

Outra forma de comandar é fazer os capacitores serem ligados em paralelo com os motores, não esquecendo nesses casos de recalcular a atuação das proteções elétricas em função da corrente compensada.

De preferência o controle deve ser feito por um sistema automático, gerenciado por um computador com programas aplicativos específicos para isso, que ao mesmo tempo controla a demanda e o fator de potência, desligando cargas eleitas pelo usuário para manter a demanda no limite definido e ligando ou desligando capacitores conforme seja necessário para manter o fator de potencia igual ou maior a 0,92.

Abaixo, algumas considerações sobre cálculos: Como já foi abordado um sistema de potências pode ser representado por um triangulo, onde a potência aparente é a hipotenusa, a potência ativa o cateto adjacente e a potência reativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com