TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXEMPLO EM MST COMPANY Orteng - TRANSFORMERS LTD

Tese: EXEMPLO EM MST COMPANY Orteng - TRANSFORMERS LTD. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  Tese  •  8.304 Palavras (34 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 34

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Curso Superior de Tecnologia em Logística

PROJETO MULTIDICIPLINAR DE APRENDIZAGEM

ESTUDO DE CASO NA EMPRESA ORTENG MCT – TRANSFORMADORES LTDA

Belo Horizonte – MG

Novembro / 2012

PROJETO MULTIDICIPLINAR DE APRENDIZAGEM

ESTUDO DE CASO NA EMPRESA ORTENG MCT – TRANSFORMADORES LTDA

Projeto apresentado como requisito para conclusão da disciplina Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem II, 4º semestre do Curso Superior de Tecnologia em Logística da Universidade/Faculdade Anhanguera, turma 3A, sob a orientação do Prof. Davi Prado Palheta Arakaki.

Belo Horizonte – MG

Novembro / 2012

RESUMO

O projeto desenvolvido refere-se a uma análise, com foco nas disciplinas estudadas no Curso Superior de Tecnologia em Logística (Administração de Materiais, Operações de Terminais e Armazéns, Transporte Distribuição e Seguros, Logística Internacional, Qualidade em Sistemas Logísticos). Os dados a serem analisados referem-se à empresa Orteng MCT Ltda. Tal análise visa diagnosticar de forma clara o grau de desempenho de seus respectivos setores, apontando a intermodalidade dos transportes, com uma maior rapidez da entrega dos seus produtos, utilizando uma identificação codificada para o produto e o lote, facilitando assim, o rastreamento se necessário. A gestão e a prestação dos seus serviços através de uma análise de dados levantados, por meio de entrevista, diagnosticar possíveis falhas, seja de planejamento ou execução afim de, aplicar ações que possam melhorar sua gestão e crescimento, utilizando as ferramentas gerenciais aprendidas no curso para alcançar tais objetivos.

PALAVRAS-CHAVE: Administração 1. Orteng MCT 2. Transportes 3. Logística 4.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1: Verificação das etapas que necessitam de seguro 23

Figura 2: Demonstrativo da Cadeia de Suprimentos, aquisição com distribuidores 25

Figura 3: Demonstrativo da Cadeia de Suprimentos, aquisição com distribuidores 26

LISTA DE TABELAS

Tabela 1: Modais utilizados na Orteng 19

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 7

1 CONTEXTO PESQUISADO 8

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 9

2.1 Administração de Materiais 9

2.2 Operações de Terminais e Armazéns 10

2.3 Transporte Distribuição e Seguros 12

2.4 Logística Internacional 14

2.5 Qualidade em Sistemas Logísticos 16

3 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS 18

CONSIDERAÇÕES FINAIS E SUGESTÕES 21

REFERÊNCIAS 24

APÊNDICES 25

INTRODUÇÃO

A gestão efetiva dos estoques das empresas e os diferentes meios de movimentação tornaram-se muito importantes atualmente. É fundamental otimizar o investimento em estoques, aumentando a eficiência do planejamento e controle para, assim, minimizar as necessidades de capital para os estoques. Cada empresa desenha seu fluxo de material atendendo a objetivos específicos e, por isso, é proporcionada uma diversidade de serviços para diferentes categorias de clientes. A logística do transporte internacional é fundamental para o sucesso nas operações de importação ou exportação. Forçando muitas a se adequarem acompanhado o ritmo ou estarão fadadas ao fracasso.

Ao elaborar este projeto observou-se que, a maneira mais eficiente de se atingir os resultados esperados é a aplicação de uma metodologia que possibilite a mensuração dos resultados, se não exatos, ao menos que reduza as incidências de erros, isso valoriza as atividades quando executadas de forma integrada. Para suportar as mudanças e novas tendências dos atuais conceitos do sistema logístico empresarial, é necessário entender também os princípios da cadeia de gerenciamento de suprimentos, pois a mesma está interligada com a estratégia logística que objetiva integração de toda atividade da empresa, firmando relacionamento de segurança, confiável e permanente entre a organização, fornecedores e clientes. Ao entender todos estes fatores que englobam as estruturas de uma empresa, observa-se que a logística é o último degrau que levará os serviços ao cliente final com sucesso e satisfação.

Este Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem teve como base a empresa Orteng MCT que atua no mercado com a fabricação de transformadores de potência e serviços de manutenção há 5 anos, com o objetivo de analisá-la de acordo com as disciplinas do Curso Superior de Gestão em Logística. Explanar-se-á a estrutura organizacional tendo como base as informações obtidas por meio de um questionário de entrevista, preenchido por meio de uma visita técnica na sede da empresa, onde foram abordados os seguintes tópicos: Administração de Materiais; Operações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com