TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenças entre interesse simples e interesse composto

Tese: Diferenças entre interesse simples e interesse composto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2014  •  Tese  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

2. DESEVOLVIMENTO

2.1 Diferenças entre juros simples e juros compostos

Podemos definir juros como o rendimento de uma aplicação financeira, valor referente ao atraso no pagamento de uma prestação ou a quantia paga pelo empréstimo de um capital. Atualmente, o sistema financeiro utiliza o regime de juros compostos, por ser mais lucrativo. Os juros simples eram utilizados nas situações de curto prazo, hoje não utilizamos a capitalização baseada no regime simples. Mas vamos entender como funcionava a capitalização no sistema de juros simples.

No sistema de capitalização simples, os juros são calculados baseados no valor da dívida ou da aplicação. Dessa forma, o valor dos juros é igual no período de aplicação ou composição da dívida.

Os juros são utilizados nas disciplinas que utilizam projeções econômico-financeiras. No entanto, essa não é uma disciplina restrita ao campo acadêmico, sua aplicabilidade no dia a dia nos obriga a conhecê-la, posto que a utilizamos em diversos momentos da vida cotidiana.

Conceito: Juro é a remuneração do capital e, para entender esse conceito, basta que comparemo-lo com o aluguel de um imóvel.

Na locação de um imóvel, combinamos com o locador, que e quem possui o imóvel, sua utilização (locação) durante certo prazo pelo qual pagaremos o aluguel. Ao final do contrato, nos obrigamos a devolver esse imóvel, nas mesmas condições em que o encontramos.

Juros simples e o percentual da Taxa de juros incide sempre sobre o Capital após cada período. Nas fórmulas matemáticas é utilizado o critério da Proporcionalidade (multiplicação e divisão), o que representa uma equação (ou função) do primeiro grau, também chamada de função linear. Os cálculos são bastante simples de serem feitos e, muitas vezes, é realizado mentalmente.

É comum ouvirmos a expressão JUROS PRO RATA ou PRO RATA TEMPORIS ou PRO RATA DIE, todas elas são equivalentes e querem dizer exatamente que são juros proporcionais ao tempo, ou seja, juros simples.

Juros compostos e o percentual da Taxa de Juros incide sempre sobre o Capital acrescido dos juros, após cada período. Nas fórmulas matemáticas e utilizado o critério da Potencialidade e radiciação. O modelo matemático nesse caso e o da equação (ou função) exponencial. Popularmente, usa-se a expressão “Juros sobre Juros” para designar esse conceito.

Em qualquer um dos sistemas, simples ou composto, a Taxa de Juros e o Período deverão estar sempre na mesma unidade de tempo (dia, quinzena, mês, ano). E

2.1.1 Conceitos de prestações postecipadas e capitalização

Conceito de prestação postecipadas, e prestação paga ao final de cada período no caso do mês.

Conceito regime de capitalização simples, os juros são calculados sempre sobre o valor inicial, não ocorrendo qualquer alteração da base de cálculo durante o período de cálculo dos juros. Na modalidade de juros simples, a base de cálculo é sempre o Valor Atual ou Valor Presente (PV), enquanto na modalidade de desconto bancário a base

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com