TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dificuldade De Aprendizagem No Processo De Alfabetização

Ensaios: Dificuldade De Aprendizagem No Processo De Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  3.749 Palavras (15 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 15

RESUMO

O presente artigo tem como principal objetivo encontrar as causas para os problemas de defasagem que ocorrem na aprendizagem entre as crianças, principalmente nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Constatou-se que as crianças desfavorecidas, social, cultural e economicamente, são desfavorecidas pedagogicamente. Elas sofrem mais de mau ensino, de piores modelos de estimulação, identificação, motivação, orientação do que as crianças das classes mais privilegiadas. Nas classes inferiores não existem hábitos de leitura, pois não há livros em casa, vivem debaixo de uma atmosfera ruidosa e sem interesse em qualquer acontecimento cultural ou social. A essa privação cultural se junta o insucesso escolar. As crianças com dificuldades de aprendizagem vagam entre a educação especial e a educação regular, quer em termos de diagnóstico, quer de intervenção ou de apoio educacional. A escola, como instituição, é essencialmente reveladora dos problemas da criança e não dos seus atributos e competências. O trabalho realizado mostrou que as causas das dificuldades se dão devido à falta de motivação da família, falta de didática do professor, métodos utilizados pela escola e ainda carência afetiva e emocional. Este trabalho mostrou que a criança mais carente social e economicamente tem maior dificuldade em aprender e precisa dispor de melhores oportunidades educacionais, professores mais competentes e experientes e melhores programas de aprendizagem. O mesmo teve como embasamento teórico os autores: António Manuel Pamplona Moraes, Vítor da Fonseca, Jesus Nicasio Garcia, Tereza Cristina Rego entre outros.

Palavras Chaves: dificuldade, aprendizagem, social, cultural, desfavorecidas.

1. INTRODUÇÃO

A importância do tema dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais justifica-se pelo grande empenho da escola em ressaltar os aspectos afetivos no relacionamento entre professor e aluno. É muito difícil para os professores fazerem uma ligação saudável entre o que exige o sistema e o bem estar de seu aluno, o desenvolvimento de seu potencial individual, onde o aspecto cognitivo é muito mais valorizado.

O sistema escolar está hoje concebido de tal forma que se pratica, implicitamente, a seletividade social. Não encontram na escola atividades que possam proporcionar esse conhecimento a grande maioria dos alunos. Em consequência, fracassam em proporções muitas maiores desde a alfabetização, pois certos grupos sócio-culturais tendem a mostrar ritmos mais lentos na aprendizagem.

E ainda, por que as escolas registram tantos casos de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem? A criança na escola não pode ser encarada só do ponto de vista intelectual. É necessário considerá-la como uma personalidade composta com todas as características físicas e mentais que possui, e, ainda, não esquecer as influências hereditárias e as suas reações ao ambiente. Pois estas aquisições dependem de estimulação adequada.

A criança necessita interagir com o meio social para construir as estruturas cognitivas que permitem conhecer e reorganizar o mundo. Ela passa, então, a ser concebida como ser ativo e pensante. A única maneira de se reverter a situação é buscar as reais dificuldades que a criança apresenta. Todas as crianças têm possibilidades para aprender e gostam de fazê-lo. Quando isto não ocorre é porque a escola, a família, o professor, a metodologia de ensino, os colegas, as estruturas sócias econômicas cognitivas, em termos de linguagem, percepção e, em especial seu ajustamento emocional, não está indo bem.

Neste momento, é necessário que tanto os professores, como os demais

profissionais responsáveis pelo processo de aprendizagem, se questionem

acerca dos fatores que podem estar contribuindo para que o aluno não consiga

aprender.

Para alcançar os objetivos de transformação, o trabalho do professor deve priorizar o diálogo afetivo. O grau de aprendizagem está diretamente ligado ao bom relacionamento entre professor e aluno. É necessário aplicar métodos e técnicas que facilitem a memorização dos fatos, em todos os níveis, para atingir-lhes o conhecimento, desenvolvendo-os cognitivamente e ampliando-os. Para isso, nada melhor do que iniciar os trabalhos fazendo com que a criança compreenda em primeiro lugar, o que acontece no seu dia a dia.

Atualmente nas escolas são utilizados técnicas e métodos mais próximos possíveis da realidade do aluno, tentando compor um estudo acessível a todos, ainda se ouvem queixas de pais e professores sobre crianças que não conseguem aprender, mesmo sendo normais, isto é, não apresentando nenhum distúrbio físico ou mental.

Importa, antes de tudo, compreender que cada ser, cada aluno é, e sempre será, parte integrante da humanidade. Neste sentido, a responsabilidade do educador é de procurar ajudar seus alunos no sentido de criar uma sociedade mais sólida, eficaz e solidária.

O referido artigo abordará às principais características da criança com dificuldade de aprendizagem, um breve comentário sobre as crianças desfavorecidas social, cultural e economicamente e também desfavorecidas pedagogicamente, o que evidentemente sob todos os pontos de vista, injusto; uma analise dos diferentes tipos de dificuldades na aprendizagem e finaliza com a valorização do papel da escola no qual as crianças são desafiadas a entender as bases dos sistemas de concepções cientificas e a tomar consciência de seus próprios processos mentais.

2. CARACTERÍSTICAS DE CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

As principais características compreendem uma dificuldade de aprendizagem nos processos simbólicos: fala leitura, escrita, aritmética, independentemente de lhe terem sido proporcionadas condições adequadas de desenvolvimento, como: saúde, envolvimento familiar estável, oportunidades sócio-culturais e educacionais. A criança com dificuldades de aprendizagem manifesta frequentemente dificuldades no processo de informações quer ao nível receptivo, quer ainda ao nível integrativo e expressivo. Usualmente revela-se como uma criança inteligente, mas tem problemas na escola.

Muitas crianças apresentam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com