TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diga não Ao Bullying

Pesquisas Acadêmicas: Diga não Ao Bullying. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  1.944 Palavras (8 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 8

• Pergunta 1

0,5 em 0,5 pontos

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação de Pedagogia de 13/12/2005 têm como finalidade organizar o curso em três eixos estruturantes, os quais podemos identificar como:

Respostas: a.

Planejamento, avaliação e formação.

b.

Docência, gestão e pesquisa.

c.

Docência, formação continuada e avaliação.

d.

Gestão, pesquisa e avaliação.

e.

Formação, conhecimento da escola, relações de trabalho.

Feedback da resposta: Conforme a Resolução CNE/CP 1/2006, o curso de Pedagogia se organiza em três grandes eixos nesta instituição, na respectiva ordem de importância: docência, gestão e pesquisa.

• Pergunta 2

0,5 em 0,5 pontos

Em sua trajetória histórica, o curso de Pedagogia gerou uma série de polêmicas em função das dúvidas sobre a necessidade ou não de sua criação. Entre essas dúvidas, pode-se citar:

I- Se o curso deveria ter um conteúdo próprio e exclusivo que pudesse justificar sua existência.

II- Qual seria a identidade profissional ou quais seriam as características exclusivas do profissional formado.

III- Não havia uma exigência no mercado em relação ao diploma de bacharel em educação.

IV- Faltava um conteúdo próprio para justificar a criação de mais um curso superior.

Estão corretas as afirmações:

Respostas: a.

I, II, III e IV.

b.

I, III e IV.

c.

II e III.

d.

I e II.

e.

II, III e IV.

Feedback da resposta: A trajetória do curso de pedagogia foi marcada por dilemas em função de leis e resoluções, algumas com dupla interpretação, que alteraram constantemente a estrutura do curso ao longo da sua história, num movimento de avanços e retrocessos.

• Pergunta 3

0,5 em 0,5 pontos

Leia o texto e responda:

Um belo dia, Davis Byrne, o cérebro da extinta banda norte-americana Talking Heads, resolveu fazer uma canção chamada Nothing but flowers – Nada além de flores – para tentar descrever as sensações que o homem experimentaria se, privado das maravilhas do mundo moderno, tivesse de retornar ao estilo de vida que a natureza lhe oferecia há 30 ou 40 mil anos.

No início, Byrne se diverte com a delirante hipótese. Vê a si mesmo como um novo Adão, livre nos Jardins do Éden. E, evidentemente, fica feliz da vida por ter todo o tempo do mundo para não fazer nada ao lado da belíssima Eva.

De repente, começa a sentir saudade do micro-ondas, dos shoppings centers, dos letreiros luminosos de Nova Iorque e até da Pizza Hut e do 7-Eleven – duas das mais tradicionais redes americanas de fast-food.

Da saudade à insatisfação é um pulo e, em um segundo, Byrne compreende ser impossível viver sem os referenciais que, mal ou bem, ajudaram a moldar sua identidade.

Quando a canção Nothing but flowers começou a ser tocada, houve quem taxasse o trabalho de Byrne como “antiecológico”. Nada mais falso. Na verdade, o artista fez uma radiografia perfeita de como a tecnologia nos transformou, atendendo (ou criando) novas necessidades.

Interpretando esse texto, responda à questão, escolhendo as alternativas que nos apontam as mudanças ocorridas na vida moderna por conta da tecnologia:

I- Não podemos mais fugir e tampouco conseguimos viver sem as tecnologias que nos oferecem minimamente conforto.

II- Apesar das mudanças ocorridas na sociedade, os educadores devem continuar com o modelo de educação tradicional, insistindo na quantidade de conteúdos desenvolvidos.

III- O processo de aprendizagem do conhecimento está pronto e, portanto, não precisa se enriquecer com a experiência da tecnologia e da informática.

IV- É preciso estar atento às novas gerações, pois elas nos ensinam uma linguagem numa velocidade muito superior a nós e com elas aprendemos.

Está correto o que se afirma em:

Respostas: a.

I, II, III e IV.

b.

I, III e IV, somente.

c.

I e II, somente.

d.

I e IV, somente.

e.

II e III, somente.

Feedback da resposta: No texto que acabamos de ler, percebemos muito claramente uma realidade da qual não podemos fugir: não conseguimos mais viver sem a tecnologia, seja no banco, no supermercado, em casa, no trabalho e, principalmente, na escola. Nossos alunos obtêm informações numa velocidade muito superior a nós, seus professores. Ser educador é ensinar e aprender e, quando o tema é tecnologia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com