TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Digital E Noções De Ead

Artigo: Digital E Noções De Ead. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

Síntese dos conteúdos Alfabetização Digital e Noções de EAD

A educação a distância (EaD) é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente hoje ela está em grande evidência, principalmente devido à tentativa de buscar novas formas de promover a aprendizagem;

O processo de alfabetização, não se restringe mais às distâncias, uma vez que, com o acesso fácil a internet podemos nos interagir com outros pólos em diferentes cidades.

Vimos também que a alfabetização passou por um grande processo de evolução que ocorre a mais de um século, tendo inicio no Brasil por volta de 1900 onde os cursos de datilografia eram feitos por correspondências, e observamos que o rádio teve um papel grandioso neste processo de evolução.

Hoje no curso de Técnico em Serviços Públicos oferecidos pela Rede E-Tec Brasil, temos a oportunidade de nos aprofundar em assuntos relacionados à Alfabetização digital.

. Temos hoje a educação presencial, semi-presencial (parte presencial/parte virtual ou a distância) e educação a distância (ou virtual). A presencial é a dos cursos regulares, em qualquer nível, onde professores e alunos se encontram sempre num local físico, chamado sala de aula. É o ensino convencional. A semi-presencial acontece em parte na sala de aula e outra parte a distância, através de tecnologias. A educação a distância pode ter ou não momentos presenciais, mas acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas podendo estar juntos através de tecnologias de comunicação.

A educação a distância pode ser feita nos mesmos níveis que o ensino regular. No ensino fundamental, médio, superior e na pós-graduação. É mais adequado para a educação de adultos, principalmente para aqueles que já têm experiência consolidada de aprendizagem individual e de pesquisa, como acontece no ensino de pós-graduação e também no de graduação.

As tecnologias interativas, sobretudo, vêm evidenciando, na educação à distância, o que deveria ser o cerne de qualquer processo de educação: a interação e a interlocução entre todos os que estão envolvidos nesse processo.

À medida que avançam as tecnologias de comunicação virtual (que conectam pessoas que estão distantes fisicamente como a Internet, telecomunicações, videoconferência, redes de alta velocidade) o conceito de presencialidade também se altera. Contamos com professores externos compartilhando determinadas aulas, um professor de fora "entrando" com sua imagem e voz, na aula de outro professor. Assim, há um intercâmbio maior de saberes, possibilitando que cada professor colabore, com seus conhecimentos específicos, no processo de construção do conhecimento, muitas vezes a distância.

O conceito de curso, de aula também muda. Hoje, ainda entendemos por aula um espaço e um tempo determinados. Mas, esse tempo e esse espaço, cada vez mais, serão flexíveis.

Outro ponto relevante neste processo o qual gostaria de destacar é o ambiente virtual onde podemos postar nossas duvidas colaborar com nossos colegas e postar nossas atividades.

Resumindo estamos utilizando a tecnologia em nosso favor absorvendo conhecimentos, tendo oportunidades e criando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com