TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dignidade e valores em xeque

Artigo: Dignidade e valores em xeque. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Artigo  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

Dignidade e valores em xeque

Um Jovem acorrentado a um poste por um cadeado de bicicleta no Rio de Janeiro correu nas redes sociais, um rapaz perseguido e linchado por morados na cidade de Natal por tentar assaltar uma padaria. Exemplos que põe em xeque a dignidade e os valores aprendidos pela sociedade. Brasileiro revoltados, cansados com sistema judiciário do Brasil, onde mais de 80% dos crimes são arquivados, resolveram fazer justiça com as próprias mãos, motivados pelo sentimento de insegurança e pela falta de leis mais severas.

Cidadãos de bem se equiparam a criminosos quando se tornam “justiceiros”. Segundo a lei, uma pessoa tem direito a julgamento pelo sistema judiciário. A agressão, o linchamento fere os direitos humanos. Está faltando civilização nas pessoas, estão regredindo a temos remotos quando ainda não existia a constituição, naqueles tempos a guerra entre os povos era maior. Hoje existem leis para julgar. O povo deve compreender isso.

Violência gera mais violência. Esse tipo de justiça não é a resolução do problema, pois criminosos sempre tem grupos, gangues e familiares que vão tentar uma revanche, justiceiro põe em risco sua própria segurança. Também tem a questão de estar vingando a pessoa errada, um inocente que nem se quer teve direito a um julgamento.

É até compreensível a indignação com a impunidade, as pessoas estão cansadas de verem bandidos que deveriam estar presos, cometendo novos crimes, mas não é com violência que se resolve tudo. Se o Brasil não tem justiça, então é preciso procurar outros meios para vencer a violência. Gandhi conquistou a independência da Índia passivamente. É através da justiça com as próprias mãos que a sociedade vai esquecendo seus valores e o mundo se tornando cada vez mais violento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com