TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Necessidade de se preservar a saúde mental dos trabalhadores, um dos valores inerentes à própria dignidade humana

Por:   •  6/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  1.249 Visualizações

Página 1 de 3

Após a leitura do Caderno de Apoio, descreva, no mínimo em 30 linhas, sobre a necessidade de se preservar a saúde mental dos trabalhadores, um dos valores inerentes à própria dignidade humana.

Os direitos trabalhistas foram evoluindo durante os anos, no início a preocupação era a saúde e a preservação da vida dos trabalhadores no ambiente de trabalho, em seguida evoluiu para a qualidade de vida no trabalho e por último passou-se a se preocupar com a saúde mental dos trabalhadores.

A que se atentar sobre a importância da saúde mental dos trabalhadores, pois um trabalhador satisfeito com seu local de trabalho, livre dos assédios, será um trabalhador que produzirá mais e com mais qualidade. Segundo a Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE) pessoas que tem sua saúde mental afetada normalmente faltam ao trabalho alegando motivos médicos, e entre 30% e 50% das reivindicações por benefícios atualmente são devido à saúde mental debilitada.

Fatores como o aumento da competitividade dos empregados para o cumprimento de metas, cobrança excessiva por resultados, o estresse na manutenção dos cargos de trabalho escassos atualmente na nossa economia etc., acabam provocando por piorar a suade mental do trabalhador, seja por assédios morais, assédios sexuais ou estresse devido a cobranças impossíveis.

O assédio moral seria uma conduta repetitiva com o objetivo de provocar um desequilíbrio psíquico, podendo ser decorrentes do poder de direção inerentes à relação de emprego (vertical) ou provocado por colegas de trabalho que ocupam mesma hierarquia (horizontal). O indivíduo que provoca o assédio, desestabiliza o emocional de sua vítima, fazendo com que ela passe por constrangimentos ou situações vexatórias, esse assédio geralmente é de forma sutil, pois a agressão aberta permite revide e mostra a real intenção do agressor. Conseguir provas de um assédio moral é uma tarefa difícil, pois são raras as provas materiais uma vez que ele se dá através de atos, fica incumbido a vítima provar estes assédios, pois pode terminar em uma palavra contra a outra.

Muitas síndromes depressivas têm sua origem desencadeada por problemas no trabalho e sua evolução pode nitidamente ser associada às situações de trabalho, podendo a depressão manifestar-se em quadros agudos ou crônicos típicos (tristeza, vivências de perda ou fracasso e falta de esperança). Porém, os quadros depressivos associados ao trabalho, na maioria das vezes, não são típicos, mostando-se de forma sutil e apresentam uma falta de ânimo diante da vida e do futuro. A depressão já é uma grande causa de mortes, deficiências e fardo econômico em todo o mundo, e a Organização Mundial de Saúde prevê que até 2020 esse será o segundo maior fator para as doenças mundiais em todas as idades.

Outro exemplo seria a síndrome de burnout que é caracterizada pela perda de energia causada pela pretensão persistente de um conjunto de expectativas inalcançáveis e pela fadiga emocional, física e mental, bem como o sentimento de impotência, inutilidade, falta de entusiasmo pelo trabalho e pela vida em geral. O perfeccionismo, que leva à busca de uma excelência às vezes impossível, e o idealismo em relação à profissão, cobrando um engajamento pessoal para além dos limites, são fatores individuais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com