TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Necessidade de se preservar a saúde mental dos trabalhadores, um dos valores inerentes à própria dignidade humana.

Por:   •  8/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Psicologia da Engenharia de Segurança do Trabalho

Identificação da tarefa: Tarefa 4.2. Segunda tarefa final da disciplina. Envio de arquivo.

Pontuação: 15 pontos de 40

TAREFA 4.2

Após a leitura do Caderno de Apoio, descreva, no mínimo em 30 linhas, sobre a necessidade de se preservar a saúde mental dos trabalhadores, um dos valores inerentes à própria dignidade humana.

Os direitos trabalhistas hoje existentes são resultado de um processo de evolução que foi se alterando no decorrer do tempo. Esses direitos receberam influência de diferentes movimentos tais como o liberalismo, intervencionismo, greves, movimentos trabalhistas e revoluções. Nesse processo de construção dos direitos houve três fases principais, na qual a primeira era marcada pela preocupação com a saúde e a preservação da vida dos trabalhadores no ambiente de trabalho, em seguida evoluiu para a qualidade de vida no trabalho e por último passou-se a se preocupar com a saúde mental dos trabalhadores.

O ambiente de trabalho do mundo moderno passou por profundas transformações, especialmente nas últimas décadas. O surgimento de novas tecnologias e a informatização do processo produtivo alteraram a dinâmica de produção, trazendo à tona novos desafios no ambiente laboral, principalmente a preocupação com a saúde mental, tendo em vista a alta carga de stress que os trabalhadores são submetidos nos ambientes urbanos de produção.

Fatores como o aumento da competitividade, cumprimento de metas, cobrança excessiva por resultados e o estresse na manutenção dos cargos de trabalho afetam a saúde mental do trabalhador, gerando efeitos diretos na produtividade e no desempenho da empresa. Segundo a Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE) pessoas com a saúde mental afetada ocasionam altos índices de absenteísmo e são a causa de 30% a 50% das reivindicações por benefícios previdenciários.

Muitas síndromes têm sua origem desencadeada por problemas no ambiente laboral, todavia a sua manifestação pode levar anos para ocorrer e quando descoberta se estágio pode estar avançado, sendo maior a dificuldade para o tratamento. Muitas empresas já adotam programas de prevenção e de melhorias da qualidade de vida no ambiente de trabalho, tais como o incentivo a prática de esportes, ginástica laboral e mesmo a redução e prevenção de acidentes no ambiente de trabalho estão entre as medidas que podem ser adotadas para melhoria da qualidade de vida.

Cada vez mais a visão de que o gasto com melhoria na qualidade de vida dos empregados, é na verdade um investimento, vem sendo adotada no mundo empresarial. Estudos tem mostrado que um trabalhador com saúde mental equilibrada e satisfeito produz muito mais no médio e longo prazo, além disso preservar a saúde mental faz parte de uma visão moderna de dignidade da pessoa humana, tendo em vista que o trabalho tem a função social de garantir o desenvolvimento não só da sociedade mas do ser humano nela inserida, não sendo apenas um meio de produção de bens, mas sim de garantir a dignidade da pessoa humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com