TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dinâmica De Grupo

Ensaios: Dinâmica De Grupo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  1.919 Palavras (8 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 8

Dinâmica de Grupo e Eficácia de Equipe

O estudo deste tema começa com uma análise de como os grupos são formalmente constituídos em organizações e um exame dos processos internos aos grupos que dão origem ao sentido de identidade e propósito de grupo. Em seguida, identifica fatores críticos que podem influenciar a produtividade de grupo e discute o modo de administrar esses fatores a fim de melhorar o desempenho grupal. Por último, descreve os desafios específicos na gestão de equipes (grupos cujos membros devem trabalhar em estreita associação a despeito de diferenças significativas nas informações, cargos ou habilidades por eles possuídos) e discute como os fatores individuais, sociais e organizacionais se conjugam para moldar a eficácia de equipe.

Formação e Desenvolvimento dos Grupos

Grupo é um conjunto de duas ou mais pessoas que interagem entre si de tal forma que cada uma influencia e é influenciada pelas outras. Os membros de um grupo definem importantes distinções psicológicas entre si e as pessoas que não participam do grupo.

 Eficácia de Grupo

A eficácia é avaliada em função de três critérios importantes:

Produção. O produto do trabalho do grupo deve atender ou superar os padrões de quantidade e qualidade definidos pela organização. A produtividade de grupo é uma medida dessa produção.

Satisfação dos membros. A filiação ao grupo deve propiciar às pessoas satisfação a curto prazo e facilitar seu crescimento e desenvolvimento a longo prazo. Se não o faz, os membros sairão, e o grupo deixará de existir.

Capacidade para cooperação contínua. Os processos interpessoais que o grupo utiliza para concluir uma tarefa devem manter ou ampliar a capacidade dos membros de trabalhar juntos. Grupos que não cooperam não conseguem permanecer viáveis.

 Formação do Grupo

Agrupamento por função. Os trabalhadores são agrupados de modo que os grupos de trabalho resultantes consistam em pessoas com o mesmo conjunto de aptidões, conhecimento e habilidades (Ver Figura 8.1). Isso ajuda a integrar e a coordenar funcionários que executam tarefas similares. Também pode ajudar a empresa a economizar, utilizando menos funcionários. Do lado negativo, o agrupamento por função separa pessoas que executam tarefas diferentes do mesmo fluxo de trabalho, o que pode estimular retardamentos que bloqueiam o fluxo de trabalho, reduzindo a produtividade. Se surgirem problemas, os trabalhadores de diferentes funções devem comunicar-se por meio de seus supervisores, atrasando o processo de solução de problemas.

Agrupamento por fluxo de trabalho. Os grupos de trabalho são criados com base no fluxo do trabalho. Agrupam-se os trabalhadores necessários a concluir um produto (ver Figura 8.1,). Esse tipo de agrupamento facilita a integração de todas as atividades requeridas para fabricar um produto ou fornecer um serviço. Os trabalhadores de um grupo podem coordenar suas atividades entre si para manter o fluxo de trabalho. O trabalho tende a fluir continuamente. Isso permite também que uma linha de montagem seja interrompida em caso de necessidade, sem afetar as outras linhas. Esse agrupamento não possibilita as economias de escala do agrupamento por função. As pessoas que executam a mesma função não conseguem ajudar-se ou substituir umas às outras (não podem mudar de linhas). Existe também maior duplicação de habilidades e aumento dos custos. Além disso, é muito difícil para pessoas que executam a mesma tarefa trocar informações sobre coisas como procedimentos de trabalho mais eficientes e maneiras de melhorar as habilidades para as tarefas.

 Desenvolvimento do Grupo

Na maioria das organizações, as escolhas entre agrupamento por função e por fluxo de trabalho são feitas a partir da decisão de qual fator é mais importante: eficiência ou adaptabilidade. A formação de grupos, dessa forma, é um processo de determinação das características formais e fixas dos grupos. Uma vez constituídos em grupo, seus membros passam por quatro estágios de desenvolvimento (ver Figura 8.2)

Iniciação. Essa etapa é marcada pela incerteza e ansiedade. Membros novos ou potenciais se concentram em conhecer suas mútuas opiniões e habilidades pessoais. À medida que ganham familiaridade e começam a sentir-se mais à vontade, passam a discutir questões gerais do trabalho. Sua atenção se concentra na definição de quais comportamentos devem ser considerados apropriados e que tipo de contribuição se espera que as pessoas forneçam ao grupo.

Diferenciação. Nesse estágio, é provável que surjam conflitos à medida que os seus membros tentam alcançar acordo quanto ao propósito, às metas e aos objetivos do grupo. A definição de quem fará o quê — e quando, onde, por quê e como — e que recompensa os membros do grupo receberão por seu desempenho, costuma ser extremamente difícil e pode ameaçar a existência do grupo. Se bem-sucedida, contudo, a diferenciação cria uma estrutura de papéis e normas.

Integração. Essa etapa está voltada ao restabelecimento do propósito central do grupo à luz da estrutura de papéis desenvolvida durante a diferenciação. Alcançar um consenso sobre o propósito do grupo ajuda a desenvolver um sentido de identidade entre os membros e promove a coesão interna do grupo. Também fornece o fundamento para o desenvolvimento de regras, normas e procedimentos adicionais para ajudar a coordenar interações entre os membros do grupo e facilitar a busca de metas.

Maturidade. Os membros começam a desempenhar os papéis que lhes foram atribuídos e trabalham para alcançar as metas do grupo. Muitos dos acordos informais quanto a metas, papéis e normas podem assumir importância formal, sendo adotados pela gerência e documentados por escrito.

Produtividade em Grupo

Adicionar mais pessoas a um grupo aumenta os recursos humanos que o grupo pode aplicar produtivamente. A produtividade teórica de um grupo deve crescer em proporção direta ao tamanho do grupo. Entretanto, após uma elevação inicial, a produtividade real do grupo decresce à medida que seu tamanho continua a aumentar. Isso é conhecido como:

Perda de processo. É a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com