TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dinâmicas De Grupos

Monografias: Dinâmicas De Grupos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  1.855 Palavras (8 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 8

Seleção de técnicas de acordo com o Modelo Teórico de Desenvolvimento de Grupo de Will Schutz

Inclusão : Caracterizada pelo desejo de atenção, reconhecimento, apreciação e aceitação, há uma busca de interação com a própria identidade e individualidade. Dificuldades desta fase: O silêncio por insegurança com medo de não ser bem aceito.

Controle : Fase caracterizada pelo desejo de poder, autoridade e controle sobre os outros; necessidade de ter a responsabilidade retirada de cima de si; necessidade de ser controlado. Dificuldades desta fase: surgem entre os que querem “levar a sério o trabalho” e os que desejam “conhecer um ao outro”.

Abertura : Fase caracterizada pela demonstração de amizade e diferenciação entre os membros. Dificuldades desta fase: facilitar a expressão e busca da integração emocional afim de que cada um procure conhecer as suas possibilidades de intercâmbio emocional e estabeleça seus limites quanto à intensidade e qualidade das trocas afetivas.

Dinâmicas de Grupos

• O TERREMOTO

Participantes: Devem ser múltiplos de três e sobrar um. Ex: 22 (7x3 = 21, sobra um)

Material: Para essa dinâmica só é necessário um espaço livre para que as pessoas possam se movimentar

Desenvolvimento: Dividir em grupos de três pessoas, lembre-se que deverá sobrar um. Cada grupo terá 2 paredes e 1 morador.

As paredes deverão ficar de frente uma para a outra e dar as mãos (como no túnel da quadrilha da Festa Junina), o morador deverá ficar entre as duas paredes.

A pessoa que sobrar deverá gritar uma das três opções abaixo:

1 - MORADOR!!- Todos os moradores trocam de "paredes", devem sair de uma "casa" e ir para a outra. As paredes devem ficar no mesmo lugar e a pessoa do meio deve tentar entrar em alguma "casa", fazendo sobrar outra pessoa.

2 - PAREDE!!- Dessa vez só as paredes trocam de lugar, os moradores ficam parados. Obs: As paredes devem trocar os pares. Assim como no anterior, a pessoa do meio tenta tomar o lugar de alguém

.3 - TERREMOTO!!- Todos trocam de lugar, quem era parede pode virar morador e vice-versa. Obs: NUNCA dois moradores poderão ocupar a mesma casa, assim como uma casa também não pode ficar sem morador. Repetir isso até cansar...

Conclusão:

Como se sentiram os que ficaram sem casa?

Os que tinham casa pensaram em dar o lugar ao que estava no meio?

Passar isso para a nossa vida: Nos sentimos excluídos no grupo?

Na Escola?

No trabalho ? Na sociedade?

Sugestão: Quanto menor o espaço melhor fica a dinâmica,já que isso propicia várias trombadas. É muito divertido!!

• CAÇA AO TESOURO DIFERENTE

OBJETIVO: Descontrair o grupo, aquecê-lo, propiciar momento para troca de informações e aprofundar o entrosamento grupal e auto estima. Esta dinâmica pode ser usada para grupos que já se conhecem e que estão retornando ao curso ou ao convívio.

PARTICIPANTES: até 15 pessoas

TEMPO: de 1h à 1h30.

MATERIAL: Formulário de Questões, lápis ou caneta. Pode ser usado um prêmio para o vencedor. Por exemplo. Um bombom.

DESCRIÇÃO: O facilitador explica ao grupo que entrevistarão cada um dos participantes do grupo a fim de obter o máximo de assinaturas para cada questão proposta no Formulário de Questões.

Dizer que quem conseguir o maior número de assinaturas será o vencedor da atividade

DESENVOLVIMENTO

1- O facilitador entrega para cada participante um formulário de questões.

2- Inicia a atividade lendo a primeira questão e explicando como cada um dos participantes deverá obter a assinatura do maior número de pessoas do grupo para cada uma das questões. Dar o exemplo: Para a questão: Alguém que foi viajar, a pessoa precisa coletar a assinatura do maior número de pessoas que foram viajar e assim por diante.

Estabelece 10 minutos para que possam se entrevistar. (Se o grupo for maior que 6 pessoas esse tempo deve ser ampliado). Depois disso, dar início a atividade.

3- Quando o tempo estiver esgotado, pedir para que cada participante conte quantas assinaturas coletou e verificar quem foi o vencedor.

DISCUSSÃO: Terminada essa etapa, pedir para que o grupo se disponha em círculo e aí começa verdadeiramente a atividade. O facilitador pergunta ao grupo:

1- Como se sentiram durante a atividade?

2- Conseguiram interagir com todos os participantes? Se não conseguiram, por quê?

3- Puderam conhecer melhor cada um dos participantes?

4- Depois disso, o facilitador vai perguntando para o grupo, quem assinou ou que responderia afirmativamente, para cada uma das questões. Por expl: Alguém que agradeceu. Coletar quem agradeceu. Qual foi o agradecimento? Voltado a quem? Qual a importância de agradecer? etc,. A discussão deve ser dirigida para que cada um se exponha e possa haver a maior troca de experiências e informação entre o grupo. O facilitador deve incentivar depoimentos e ajuda mútua. A proposta é que as questões sirvam para estimular a maior interação possível do grupo, visando que a discussão enfoque o desenvolvimento e crescimento pessoal, melhora de auto estima, etc.

OBS: Esta atividade pode ser usada para o facilitador perceber as dificuldades e facilidades do grupo com o qual está trabalhando e preparar atividades futuras.

Para grupos onde o objetivo é acolhimento, aumento de auto estima, inclusão, podem ser propostas outras questões mais de acordo com esses objetivos, nesse caso, não há necessidade que o grupo se conheça, previamente.

• CARTÕES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com