TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dinâmicas Grupais

Trabalho Escolar: Dinâmicas Grupais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2013  •  3.793 Palavras (16 Páginas)  •  1.393 Visualizações

Página 1 de 16

UNIP – Universidade Paulista

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

Filme Doze Homens e Uma Sentença de acordo com as teorias de Bales

Alessandra Alves Silva RA: 176438-1

Ana Luisa K. de Lucca RA: 804841-0

Ana Paula Sousa RA:

Cinthia Cardoso RA: 176851-4

Daniela Lacerda RA: 064485-4

Dyana Graziela Silva Calijurio RA: 176364-4

Janaína Barbosa RA: 176656-2

Valéria Santos RA: 176990-1

Vanessa Costa RA: 176320-2

Campus Chácara Santo Antonio

São Paulo

2010

UNIP – Universidade Paulista

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

Filme Doze Homens e Uma Sentença de acordo com as teorias de Bales

Alessandra Alves Silva RA: 176438-1

Ana Luisa K. de Lucca RA: 804841-0

Ana Paula Sousa RA:

Cinthia Cardoso RA: 176851-4

Daniela Lacerda RA: 064485-4

Dyana Graziela Silva Calijurio RA: 176364-4

Janaína Barbosa RA: 176656-2

Valéria Santos RA: 176990-1

Vanessa Costa RA: 176320-2

Trabalho em Dinâmicas Grupais apresentado à Universidade Paulista

Professora Angela.

Campus Chácara Santo Antônio

São Paulo

2010

Trabalho de Dinâmicas Grupais:

Relacionar os conceitos de Robert Freed Bales com o filme Doze homens e uma sentença.

Sobre Robert F. Bales:

Robert F. Bales (1916-2004), professor de Relações Sociais, Professor Emérito, nasceu em Ellington, Missouri. Sua graduação foi na Universidade de Oregon, entrou com uma bolsa de estudos para música, estudou Sociologia, fez pós-graduação em Harvard em 1940. Depois de recém-formando Bales foi convidado para atuar no Departamento de Relações Sociais em 1957 e nomeado professor de Relações Sociais. Foi diretor do Laboratório de Relações Sociais 1960-1967. Bales foi aposentado com a categoria de Professor Emérito em 1986.

Seu principal trabalho teve como foco a psicologia social e a interação interpessoal em pequenos grupos. Seu primeiro livro: Interaction Process Analysis, um método para o estudo de pequenos grupos foi publicado em 1950.

Bales foi influenciado pelos conceitos da teoria de campo de Kurt Lewin. O comportamento dos indivíduos em grupo pode ser entendido como um conjunto de produtos da influência dos outros e as características dos próprios indivíduos, fatores conceituado como forças que operam no campo social. Ao estudar muitos desses grupos, Bales esperava descobrir padrões recorrentes que poderiam ser usado para predizer a composição e funcionamento dos grupos formados para resolver problemas ou para outros fins gerenciais. Este trabalho reflete a sua concepção de psicologia social como o estudo científico da interação social, do grupo e sua atividade, ao invés do individual, são as unidades primárias de análise. Ao mesmo tempo, deu especial atenção ao papel da personalidade individual na interação social, era um estudante ao longo da vida da teoria da personalidade. Em todos os seus esforços, procurou integrar as fontes psicológicas e sociológicas da psicologia social.

Bales foi um pioneiro no desenvolvimento de métodos sistemáticos de observação do grupo e medição dos processos de interação, incluindo várias inovações tecnológicas destinadas a facilitar a própria observação e avaliação do comportamento observado em andamento. Sua abordagem foi apresentada em detalhes técnicos no que ele chamou de sistema SYMLOG (acrônimo de Sistema de Observação de Grupos em Níveis Múltiplos) que se tornou o foco de um grupo de consultoria dedicada à aplicação prática do método em ambientes de gestão para avaliação e formação para a eficácia da equipe, potencial de liderança individual, e assuntos relacionados. Seu objetivo em toda sua obra foi o desenvolvimento de uma teoria da personalidade e da dinâmica de grupo integrado com um conjunto de métodos práticos para medir a mudança de comportamento e valores de forma democrática.

Bales estava profundamente interessado na função dos valores individuais na geração de conflito ou de cooperação em grupos sociais humanos. Sua análise dos processos que conduzem a um consenso sobre formas eficazes de comportamento interpessoal e de grupo lançou luz sobre os conflitos de sobrevivência da ideologia como entre as sociedades democráticas e autoritárias.

Por muitos anos, Bales ministrou um curso popular de graduação em psicologia de grupo, centrando-se em torno de uma experiência de estágio. Os alunos foram divididos em dois grupos de auto-análise que exploraram suas próprias interações, como base para o aprendizado sobre os problemas enfrentados por membros de grupos e líderes.

Bales também desempenhou um papel central na formação de pós-graduação, a partir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com