TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERAÇÃO DE METAS GRUPAIS E O CONFLITO

Monografias: A INTERAÇÃO DE METAS GRUPAIS E O CONFLITO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  1.296 Palavras (6 Páginas)  •  2.801 Visualizações

Página 1 de 6

INTERAÇÃO DE METAS GRUPAIS E O CONFLITO

Os donos da empresa tem por objetivos principais desfrutar de prestigio, poder aquisitivo, enquanto seu empregado especialista desejam desenvolver-se profissionalmente e executar serviços gratificantes. Além de procurar os objetivos dos participantes da organização, o administrador tem que saber se o meio de concretiza-los, isto é, as metas, são ou não conflitante. Por isso, precisa entender que as metas de um individuo interfere nas dos demais, dando como resultados efetivos muito diferentes.

Entre os resultados da interação de metas, está o de competição, que costuma gerar conflito, a exemplo do jogo de futebol, iniciado com chutes na bola, e terminado com chutes nos adversários e ate no próprio juiz. Assim sendo, o conflito será o segundo tema a ser examinado, inclusive com algumas prescrições para administra-lo dentro das organizações, já que se considera impossível de ser eliminado.

1. AS METAS DE UM INDIVÍDUO INTERFEREM NAS DOS DEMAIS

Como exposto anteriormente, as metas individuais interagem de maneiras diferentes, exigindo que o assunto seja mais bem analisado, começando pela definição de meta como o meio intermediário de alcançar objetivos.

1.1 METAS SÃO OS MEIOS DE ALCANÇAR OBJETIVOS

Acontece que meta, ao ser atingida, deixa de existir, assim sendo, o conceito de meta, ao ser alcançada, se extingui o tornar mais operacional para aplicações práticas que o de objetivo, pelas razões a seguir examinadas. O objetivo pode ser mantido e a meta alterada. A meta em consenso se tornará coletiva, caso todos se esforcem para que ela seja alcançada. Toda meta e constituída de submetas, nesse caso é necessário realizar as submetas para alcançar as metas. A meta é um resultado concreto a ser obtido. Essa afirmação é importantíssima para o administrador, porque todo planejamento precisa especificar metas, e também, o controle destinado a tomar medidas para que elas sejam alcançadas. Além disso, esse planejamento necessita estender-se a submetas como etapas para que as metas sejam concretizadas.

1.1 AS METAS DOS PARTICIPANTES SÃO COMUNS

Quando a meta de um participante é idêntica à de outros, três situações podem ocorrer:

COMPETIÇÃO: A meta do candidato de empregar-se em uma organização é a mesma de outros que disputam a única vaga.

CO-ORINENTAÇÃO: caracteriza-se pelo fato de a metas ser comum a todos, mas cada qual pode alcança-la sem prejudicar os demais, também, sem precisar de auxilio dos companheiros.

COOPERAÇÃO: A cooperação caracteriza-se por ser a meta comum, mas sua consecução depende do trabalho de todos, significando que os esforços são no mesmo sentido.

1.2 AS METAS DOS PARTICIPANTES SÃO DIFERENTES

O que sucedera que, em vez dos indivíduos terem as mesmas metas, estas forem diferentes?

DIVERGENCIA: É quando existe a meta individual de um membro divergente da meta coletiva, mas podem ocorrer casos em que todas elas sejam incompatíveis de serem alcançadas ao mesmo tempo. O resultado é o aparecimento de conflito de interesses, difíceis de serem resolvidos sem deixar sequelas.

PARALELISMO: As metas do indivíduo são diferentes, porem a de cada um não interfere nas dos demais e ninguém precisa que o outro alcance as deles para obter a própria.

CONVERGENCIA: O professor alcança seu objetivo de realização profissional com a meta de, até o fim do semestre, transmitir um conjunto de conhecimento e o aluno passarem de ano aprendendo a disciplina lecionada. O caso de convergência de metas é parecido com o da cooperação, mas é diferente, porque nessa situação as metas são diversas.

1.3 CONFLITO NAS ORGANIZAÇÕES

O conflito esta inteiramente ligada as metas e conduz a competição e a divergência. Toda via, mesmo havendo convergência de metas, podem ocorrer conflitos em virtude do dissenso quanto aos meios para alcança-las.

1.3.1 Conceitos de conflito e as três variáveis culturais

Conflito é o processo de procurar obter recompensas pela eliminação ou enfraquecimento dos competidores.

Para a aplicação à administração, parece-nos o mais adequado destaca-la o aspecto do desacordo, e para ser mais bem operacionalizado, convém basear-se nas três variáveis culturais: Tecnologia, Preconceito e Sentimentos.

• Tecnologia: selecionasse a desentendimentos quanto a produto, processos e insumos. Assim, ocorre dissenso quanto ao que produzir e fabricar, bem como luta para obtenção de recursos escassos da organização, a exemplo do uso de equipamentos, locais de trabalho e matérias-primas.

• Preconceitos: resulta das diferenças de crenças, normas e valores.

• Sentimentos: decorre das frustações internas que induzem a agressividades externas para com os outros, gerando, ainda, sentimentos de hostilidades, que força o processo pelos revides dos agredidos.

Essa classificação tem grandes interesses por servi de base para administração dos conflitos. Isso porque os decorrentes de tecnologia são os mais partes de ser resolvidas por meios das discursão racional dos pontos divergentes.

1.3.2 Administração dos conflitos organizacionais

Os primeiros estudiosos de Administração não viam o conflito como algo que pudesse proporcionar benefícios no campo administrativo, porém, mais tarde concluíram que o mesmo poderia ser necessário para o inicio de mudanças que pudessem trazer benefícios nas organizações. Na verdade podemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com