TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Grupais

Exames: Processos Grupais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2013  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  942 Visualizações

Página 1 de 4

PSICOLOGIA INSTITUCIONAL E PROCESSO GRUPAL

A vida cotidiana é marcada pela vida em grupo, o tempo todo, nos relacionamos com outras pessoas, mesmo sozinhos, a nossa referência de pensamentos são os outros. Assim encontramos grupos sociais em qualquer situação, pode-se afirmar que toda psicologia é psicologia social. Para vivermos em sociedade é necessário regras, assim nossa vida cotidiana para funcionar depende do outro, a esse tipo de regularidade normatizada pela vida em grupo chama-se institucionalização. Fazendo importante a vida em grupo, falamos de psicologia dos grupos a qual denomina-se Processo Grupal.

A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE

Vivemos no meio de instituições, este termo é utilizado para designar o local onde se presta um determinado serviço, geralmente público (saúde e social).

O termo instituição pode ser usado para determinar organizações sociais, como a família é uma instituição modelar, mas antes de definir o termo devemos identificar a origem do processo institucional da sociedade, para podermos entender melhor a referência.

O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO

O processo de Institucionalização começa com o estabelecimento de regularidades comportamentais as pessoas vão descobrindo aos poucos formas rápidas, simples e econômicas de desempenhar as tarefas do cotidiano. Um hábito estabelecido por razões concretas com o passar do tempo e de gerações vira tradição, (herança de antepassados) quando passa-se muitas gerações e a regra estabelecida perde-se a referência de origem (grupo de antepassados), dizemos então que essa regra social é institucional.

INSTITUIÇÕES, ORGANIZAÇÕES E GRUPOS.

A instituição é um valor ou regras sociais reproduzido com estatuto de verdade um guia básico de comportamento e de padrão ético para as pessoas, é a que mais se reproduz nas relações sociais. Se a instituição é o corpo das regras e valores, a base concreta da sociedade é a organização.

As organizações representam o aparato que reproduz o quadro da completa a instituição no cotidiano da sociedade e pode ser um complexo organizacional, é o elemento que completa a dinâmica de construção social da realidade e o grupo, onde a instituição se realiza.

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DOS GRUPOS NA PSICOLOGIA

Falar em psicologia social é relacioná-la diretamente aos grupos, porque a psicologia social é o estudo da sociedade e todos nós sabemos que ninguém vive sozinho, a família, por exemplo, é um grupo que convivemos antes mesmo de nascer. Os primeiros estudos sobre os grupos foram realizados no final do século XIX pela então denominada Psicologia das Massas ou Psicologia das Multidões. A pesquisa de grupos é feita em pequenos grupos, vemos no estudo dos grupos a possibilidade do entendimento da influência do grupo sobre o indivíduo e da cultura sobre o sujeito. Impossível entender o indivíduo se não tivermos conhecimento do meio em que ele vive das influências que sofre deste meio e até dos conflitos desta convivência do Indivíduo com o seu grupo, individualidade só se manifesta e tem razão de ser através da relação do indivíduo com os grupos que o cercam.

A DINAMICA DOS GRUPOS

Dentro da sociedade as pessoas vivem em campos institucionalizados (Família, escola, etc.) e convivem com grupos informais (amigos da rua, do bar etc.). Em alguns casos, a institucionalização nos obriga a conviver com pessoas que não escolhemos. A essa forma de convívio que independe da nossa escolha chamamos de solidariedade mecânica, pois a afiliação a esse grupo independe da nossa vontade quanto à escolha dos seus integrantes. A solidariedade orgânica já é a forma de convívio na qual nos afiliamos a um grupo porque escolhemos nossos pares. Dentro de um grupo que predomina a solidariedade mecânica geralmente são formados subgrupos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com