TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito

Ensaios: Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 2

Em 1966, os virologistas – cientistas que estudam os vírus – fundaram um Comitê Internacional de Taxonomia de Vírus e, desde então, vêm discutindo como classificar os diferentes tipos de vírus.

Os vírus vêm sendo agrupados em famílias com base no material genético que possuem – DNA ou RNA -, na estratégia de reprodução dentro da célula hospedeira e na morfologia.

Os nomes das famílias de vírus são escritos com terminação - viridae. Os nomes dos gêneros são escritos em itálico, com inicial maiúscula e com terminação – vírus. Por exemplo, a classificação em nível de família e de gênero do vírus que causa a herpes na espécie humana é: família Herpesviridae, gênero Simplexvirus.

O comitê também estabeleceu a definição de espécie para os vírus.

Conceito de espécie em vírus: “Uma espécie viral compreende um grupo de vírus que compartilham a mesma informação genética”.

Segundo esse comitê, o nome da espécie é dado em geral por siglas das iniciais dos nomes em inglês. A espécie do vírus que causa herpes na espécie humana, por exemplo, é HHV, sigla que deriva do inglês: Human Herpes Vírus.

Às vezes, existem variedades, as quais são designadas por números. No caso do herpes, há duas variedades: HHV-1, que causa o herpes geralmente na região bucal, e HHV-2, que causa o herpes genital, uma doença sexualmente transmissível.

Fazendo um resumo da forma de classificação do vírus que causa o herpes, teremos:

Família: Herpesviridae

Gênero: Simplexvirus

Espécie: HHV

Variedades: HHV-1 e HHV-2

Muitas vezes a mesma sigla pode ser usada para gêneros diferentes. Por exemplo: na família Herpesviridae há vários gêneros (como Varicellavirus, que causa a catapora ou varicela, e Lympocryptovirus, que causa mononucleose) e todos são identificados pela sigla HHV. No caso, o que difere é a variedade: Varicellavirus é identificado por HHV-3 e o Lympocryptovirus, pela sigla HHV-4.

A designação das espécies de vírus que infectam bactérias nem sempre segue essas regras, e mesmo a designação das demais espécies de virais acaba sendo variável. O que é mais padronizado é o nome da família viral.

O que diferencia os vírus de outros seres vivos é que eles são acelulares, ou seja, não possuem estrutura celular. Assim, não tem a complexa maquinaria bioquímica necessária para fazer funcionar seu programa genético e precisam de células que os hospedem, por isso, todos os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, só se desenvolvem no interior de células hospedeiras.

Sabe-se, atualmente, que os vírus podem parasitar plantas animais e microrganismos diversos, como as bactérias.

Vírion é a partícula viral, quando fora da célula hospedeira. Cada espécie de vírus apresenta vírions de formato característico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com