TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito

Dissertações: Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  2.425 Visualizações

Página 1 de 2

A ÉTICA DO ESTUDANTE DE DIREITO

PERGUNTAS

1-A base da educação ética deve ser ministrada no lar ou na escola?

R: As crianças precisam receber noções de postura em seus lares estendendo-se a escola, compatíveis com as necessidades da convivência. Não é fácil treinar para a verdade, para a lealdade, para o companheirismo e a solidariedade quem nasce numa era competitiva, onde se deve levar vantagem em tudo. Uma sociedade enferma, a conviver tranqüilamente com o marginalizado, a se despreocupar com o idoso, a agredir a natureza e o patrimônio alheio, pode ser escola cruel das futuras gerações.

2-A utilização de “cola” ou outros meios de obter boas notas, considerada a facilidade de aprovação na escola particular, ainda constitui a falta da ética?

R:Sim, a ética vem pra deixar claro entre o bem o mal, definir regras entre o certo e o errado, se é definido fazer as provas por meios de consultas lícitas, pesquisas que realmente acrescente para o conhecimento e profissional do aluno.

3-Representa a infração ética a contratação de profissional para elaboração de trabalhos científicos e para organizar a monografia exigível para encerramento do curso de direito?

R:Sim, pois constitui em fraude, nenhum estudante deve fraudar um trabalho para atuar como tal profissional, isso é crime.

4-A função de preparar promotores é da universidade ou do ministério Público?

R: Os promotores são membros do Ministério Público que é uma função essencial à justiça, responsável pela defesa da ordem jurídica e cabendo-lhe privativamente a iniciativa da ação penal pública (processos criminais onde o delito é considerado grave o suficiente para que seja apurada a culpa independentemente da vontade ou iniciativa do ofendido). Além disso, atuam na defesa do patrimônio público, do meio ambiente, dos direitos dos consumidores, do direito econômico, defesa do patrimônio histórico-cultural brasileiro, defesa dos hipossuficientes tais como crianças, idosos, minorias etc. dentre muitos outros interesses coletivos de relevância social. Sendo assim esse profissional tem que ter uma conduta exemplar começando pela universidade, e por toda sua vida profissional.

5-O ensino do direito deve continuar a ser baseado no processo, na postura adversarial, ou abrir-se para outras alternativas de realização de justo?

R: Sim, o estudante de direito tem que estar atualizado sempre preparado para pacificar a situação analisando casos pra casos, agindo dentro da lei e justiça, fazendo o bem trabalhando em busca de melhorar cada vez mais, sendo um profissional que contribua para o bem da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com