TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito

Pesquisas Acadêmicas: Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  2.658 Palavras (11 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 11

gestão da cadeia de suprimentos é um processo que consiste em gerenciar estrategicamente diferentes fluxos (de bens, serviços, finanças, informações) bem como as relações entre empresas, visando alcançar e/ou apoiar os objetivos organizacionais

O gerenciamento da cadeia de suprimentos é um conjunto de métodos que são usados para proporcionar uma melhor integração e uma melhor gestão de todos os parâmetros da rede: transportes, estoques, custos, etc. Esses parâmetros estão presentes nos fornecedores, na sua própria empresa e finalmente nos clientes. A gestão adequada da rede permite uma produção otimizada para oferecer ao cliente final o produto certo, na quantidade certa. O objetivo é, obviamente, reduzir os custos ao longo da cadeia, tendo em conta as exigências do cliente – afinal, isso é qualidade: entregar o que o cliente quer, no preço e nas condições que ele espera.

Esta gestão é por vezes difícil, especialmente para um sistema que não tenha controle sobre toda a cadeia. Por exemplo, uma empresa que terceiriza uma parcela da produção ou da logística, deixou de ter controle sobre uma parte importante do processo. É difícil também porque a demanda do cliente é desconhecida na maioria das vezes e varia substancialmente de um mês ao outro, o que implica um planejamento da produção mais complexo. Os produtos a serem fabricados também podem mudar (nova estação, moda, modelos, melhorias), o que colocará em evidência a necessidade de uma estratégia de preços e cálculos de custos de fornecimento e estoque.

O problema aparece também em produtos completamente novos, inovadores, onde os modelos prontos não podem ser aplicados e exigem, assim, novas soluções. Por exemplo, projetar uma nova fábrica na China: os produtos seriam entregues para os clientes, após a fabricação, em 6 semanas (por navios). O problema: não se considerou que ambientes salinos podem enferrujar os produtos. Embora neste caso a questão de mudar o tipo de transporte não seja colocada em discussão (pois multiplicaria o custo por 10), é preciso levar em consideração os fatores inerentes ao tipo de transporte e acondicionamento. Para maiores informações sobre a situação dos portos no Brasil e no mundo veja Portos mais movimentados no Brasil e no Mundo e Movimento dos portos brasileiros; para mais detalhes do transporte de cargas no Brasil, veja Custo Brasil – situação do transporte de cargas, Infra-estrutura das rodovias no Brasil, e Logística brasileira: qual nossa situação?.

Vários níveis de planejamento também podem (e devem) ser considerados: estratégico, tático e operacional. Trata-se de conhecer sua própria rede de distribuição já existente com os controles de estoques sendo utilizados e de iniciar uma primeira estratégia de coordenação da entrega dos produtos, iniciada antes mesmo da fabricação dos mesmos. Além disso, devem-se utilizar os modelos de tomada de decisão baseados em programação linear e modelos de transporte, que tornam mais evidentes os custos e as interdependências entre as etapas (veja a Série Pesquisa Operacional – uma visão geral). Passamos, por fim, para as fórmulas e cálculos complicados que um software especializado (ERP) se encarregará de gerir no dia-a-dia.

http://www.logisticadescomplicada.com/gestao-da-cadeia-de-suprimentos-%E2%80%93-conceitos-tendencias-e-ideias-para-melhoria/

Administração da produção

Daniel em Qua Nov 05, 2008 6:20 pm

A administração de produção é a área responsável pelos recursos físicos e materiais da organização. Assim é a área onde será executado o processo de industrialização das matérias-primas em produto final para a comercialização ao consumidor final.

Produção consiste em todas as atividades que diretamente estão relacionadas com a produção de bens ou serviços. A função produção não compreende apenas as operações de fabricação e montagem de bens, mas também as atividades de armazenagem, movimentação, entretenimento, aluguel, etc (TUBINO, 2000, p.18).

Para Gaither e Frazier (2005, p. 12) “É a administração de produção de uma organização, que transforma os insumos, nos produtos e insumos da organização.” Produção então pode ser entendida como entrada de matérias, processamento e saída do produto final para comercialização, a chamada Administração da Produção (APO).

A função da administração de produção pode ser entendida como a união de recursos para a produção de bens ou serviços e que tem por finalidade a satisfação dos clientes finais; tem como principal característica do produto ou serviço a inovação e criatividade.

Importante também é, decidir onde melhor distribuir as instalações, máquinas, recursos humanos são de extrema importância para a produção, pois é a melhor adequação para lay-out da organização, assim otimizando da melhor forma possível seu espaço físico. Ao referir-se a layout Contador (1997, p.155) afirma que o “Arranjo físico é definido como a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área com o objetivo de minimizar o volume de transporte de matérias no fluxo produtivo de uma fábrica.”

Pois na organização, a disposição de suas máquinas, equipamentos e recursos humanos se torna de extrema importância devido a sua capacidade de produção, movimentação de matérias para a industrialização, paradas na produção e acima de tudo, fará com que a organização possa ter menor tempo na produção e evite perdas no processo.

Para que a organização tenha sucesso em seu processo de industrialização deve estar preocupada desde a entrada da matéria-prima até a saída do produto final. Com isto, deve buscar informações a respeito da capacidade de produção de suas maquinas, se possui produtos em estoque, e capacidade de recursos humanos para poder chegar ao objetivo que é a industrialização de produtos para comercialização.

Sendo isto função de gerente de produção, pois é ele quem planeja e controla o processo de industrialização dos produtos, tem uma função que está diretamente ligada a satisfação do consumidor final e ao nível de produção da organização; e deve estar preocupado com a logística dos matérias e principalmente com o estoque.

http://administracao.forumais.com/t14-administracao-da-producao

A logística exerce a função de responder pela movimentação de materiais, no ambiente interno e externo da empresa, desde a chegada da matéria-prima

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com