TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito

Trabalho Universitário: Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  4.799 Palavras (20 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 20

Este trabalho apresenta um estudo sobre a forma de disseminação de uma tecnologia de baixo custo para aquecimento de água utilizando energia solar, com foco em comunidades de baixa renda. Discute como o uso dos chuveiros elétricos representa um grande consumo de energia elétrica em uma residência e os custos que esta situação pode levar a economia familiar. Apresenta as tecnologias de baixo custo para aquecimento de água através de energia solar, com enfoque no aquecedor montado com materiais descartáveis (garrafas PET e caixas de leite). Demonstra um projeto de campo realizado com a montagem e a medição de dados em um protótipo do aquecedor solar de materiais descartáveis. O trabalho é complementado por um programa de divulgação voltado a uma comunidade de baixa renda a respeito desta tecnologia de baixo custo, o estudo foi realizado através da instalação e exposição de um aquecedor solar de materiais descartáveis em uma escola da periferia de Curitiba. O estudo traz como resultado o real interesse das pessoas em conhecer o sistema e seus benefícios, com a finalidade de aplicá-lo em suas residências.

1. INTRODUÇÃO

Em comunidades de baixa renda, o uso de energia elétrica para aquecimento de água causa um alto impacto na economia das famílias, já que um dos maiores responsáveis pelo consumo de energia elétrica no setor residencial é o chuveiro elétrico. O seu alto consumo pode significar uma parcela elevada na renda familiar, sobretudo em comunidades de baixa renda. O dinheiro que as pessoas gastam com a conta de luz pode ser usado em outras coisas igualmente essenciais, como alimentação, saúde ou educação (Copel, 2008). O uso de energia solar é uma alternativa para diminuir este consumo, mas os sistemas para aquecimento de água que utilizam este tipo energia têm um custo bastante elevado. Nesse aspecto, surgiu uma nova tecnologia que apresentou resultados satisfatórios nos lugares instalados. Foi desenvolvido pelo Sr. José Alcino Alano, na cidade de Tubarão (SC), um inovador aquecedor solar de água feito com de garrafas PET, embalagens de leite longa vida e canos de PVC. O aquecedor solar de garrafas PET trabalha com a utilização de energia solar da mesma forma que um aquecedor convencional, onde a radiação solar incide nos painéis solares e aquece a água, substituindo a energia elétrica em um chuveiro (Alano, 2010). O painel solar de garrafa PET é uma inovação tecnológica baseada no conceito de sustentabilidade, já que é uma solução de baixo custo e que ajuda na preservação ambiental, com a reutilização de materiais. Portanto, buscando o desenvolvimento de comunidades de baixa renda, tanto na questão social, como na parte tecnológica, foi criado um projeto de disseminação desta tecnologia, através da instalação de um aquecedor solar de garrafas PET em uma escola de uma comunidade de baixa renda, para esta tecnologia chegue ao conhecimento de um grande número de pessoas. É uma forma de divulgar a sustentabilidade, que aplicada dessa forma resultará na melhora da qualidade de vida para a população.

2. TECNOLOGIA DE BAIXO CUSTO PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA UTILIZANDO ENERGIA SOLAR

2.1. Aquecedor solar de baixo custo (ASBC)

Sistemas de baixo custo para aquecimento de água têm basicamente o mesmo princípio de funcionamento de sistemas tradicionais de aquecimento solar de água, diferenciando dos mesmos pelo tipo de material utilizado na construção e pela possibilidade de autoconstrução pelo próprio usuário do sistema (Sociedade do Sol, 2009).

DAELT – Departamento Acadêmico de Eletrotécnica / UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná

O custo de investimento é um dos principais fatores analisados para viabilização de qualquer instalação que envolva tecnologia de aquecimento solar. O valor do investimento inicial para instalação de aquecedores convencionais solares de água é elevado, pois na sua montagem são utilizados materiais nobres (Sociedade do Sol, 2009). O aproveitamento da energia solar em residências necessita da redução do preço dos equipamentos de montagem do sistema. O uso de aquecedores solares de água vem aumentando, mas o seu custo elevado, ainda, impede que a tecnologia seja cada vez mais difundida, principalmente em comunidades de baixa renda. A ideia de utilizar uma energia gratuita para a população mais carente, parece uma ótima alternativa para as políticas sociais, além de ser uma alternativa ambientalmente correta (Sprenger, 2007). Por isso, estudos vêm sendo realizados há anos visando uma alternativa mais econômica para coleta e uso da energia solar em residências. Atualmente, a tecnologia de baixo custo para aquecimento de água com a utilização de energia solar é bastante difundida pela organização Sociedade do Sol, que apresentou um projeto denominado Aquecedor Solar de Baixo Custo, mais conhecido pela sigla ASBC. O ASBC é um projeto para livre utilização da população, cuja tecnologia, por sua simplicidade, não é patenteável. Seus principais objetivos são: melhoria social, preservação ambiental, conservação de energia, possibilidade de geração de empregos, economia financeira familiar e nacional e redução de emissões do gás estufa - CO 2. As principais características do sistema ASBC são a possibilidade de manufatura em um regime de autoconstrução, ou seja, cada pessoa pode fazer seu próprio aquecedor, além do uso de materiais de baixo custo (Sociedade do Sol, 2009). Na Fig. (1), é possível visualizar os componentes do ASBC, como o reservatório e os coletores solares, todos construídos com materiais de baixo custo.

Figura 1. Aquecedor solar de baixo custo

Com o uso do sistema, se espera que uma família reduza seus gastos com energia elétrica em pelo menos 30% dos valores atuais de consumo, além de poder produzir em sua casa grande parte da energia térmica utilizada no banho. Para manufatura do ASBC, os materiais necessários são: chuveiro elétrico, caixa d’água, placa de forro (divisória de PVC), material que é mostrado na figura 20, componentes e tubos de PVC comuns, controladores de potência, fitas adesivas e esmaltes sintéticos. O coletor é o principal componente do aquecedor sola, pois tem a função de aquecer a água . Os coletores do ASBC são fabricados com placas de forro modular de PVC, denominadas de alveolares, que é um tipo de forro especial. Além disso, os coletores do ABSC diferem dos coletores comerciais por não utilizarem caixa e cobertura de vidro, que são responsáveis pela obtenção do efeito estufa (aquecimento adicional). A ausência da cobertura de vidro não permite que a água aqueça demais, já que água

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com