TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Civil Contratos

Por:   •  3/6/2013  •  3.307 Palavras (14 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 14

- (TRT 9a. Região 2009) A respeito da boa-fé objetiva, considere as proposições a seguir:

I. Tem origem nos ideais que orientaram a boa-fé germânica e é concebida pela doutrina dominante como um padrão jurídico de conduta reta, honesta e leal, especialmente para com os demais.

II. Segundo a doutrina majoritária, a boa-fé objetiva se contrapõe à má-fé, na medida em que aquela corresponde a um estado de ignorância a respeito dos vícios que violam o direito alheio, tal qual se observa na boa-fé possessória, consagrada no Código Civil brasileiro.

III. Consoante o direito comparado - especialmente o português e o alemão - e a doutrina brasileira majoritária, o -venire contra factum proprium - é espécie de situação jurídica que denota violação à boa-fé objetiva, na medida em que se consubstancia em duas condutas do mesmo agente, que isoladamente parecem lícitas, mas que, na verdade, são contraditórias entre si - a segunda confronta a primeira -, e por tal razão violam os direitos e as expectativas criadas na contraparte.

IV. De acordo com a doutrina majoritária, a boa-fé objetiva exerce apenas duas funções distintas: age com norma criadora de deveres jurídicos e como norma limitadora do exercício de direitos subjetivos.

a) A- Somente as proposições I, II e IV estão corretas.

b) B- Somente as proposições I, II e III estão corretas.

c) C- Somente as proposições II, III e IV estão corretas.

d) D- Somente as proposições I, III e IV estão corretas.

e) E- Todas as proposições estão corretas.

1-

(TRT 8a. Região 2009) A liberdade de contratar sob o milenar princípio - pacta sunt servanda - deve obedecer aos princípios e os limites impostos pela lei, sendo certo, segundo a legislação brasileira em vigor:

a) A- Quanto aos contratos de simples adesão: as cláusulas ambíguas ou contraditórias devem ser interpretadas de forma mais favorável ao aderente e nenhuma cláusula pode estipular, sob pena de nulidade, a renúncia deste, a qualquer título, ao direito resultante da natureza do negócio.

b) B- As propostas obrigam sempre o proponente, salvo se, dentre outros motivos estabelecidos pela lei, for feita sem prazo para pessoa presente e esta não a aceitar imediatamente ou, se no caso de ausente, não tiver sido expedido resposta dentro do prazo estipulado.

c) C- A revogação de ofertas públicas só pode ser feita pelas mesma via de divulgação, ainda que desta não conste esta faculdade.

d) D- Os contratos entre ausentes consideram-se perfeitos desde o momento da expedição de sua aceitação, mesmo que esta chegue ao proponente após o prazo convencionado.

e) E- Reputa-se celebrado o contrato no lugar onde está o aceitante.

2-

(TJMG Juiz substituto 2009) Sobre os contratos, é correta a seguinte opção:

a) A- Os contratos entre ausentes tornam-se perfeitos desde a expedição da aceitação, sem exceção.

b) B- A aceitação da proposta de contrato fora do prazo, com adições, restrições ou modificações, não importará nova proposta.

c) C- Considera-se inexistente a aceitação da proposta de contrato se, antes dela ou com ela, chegar ao proponente a retratação do aceitante.

d) D- Reputar-se-á celebrado o contrato no domicílio do aceitante.

3-

(TJRS Juiz Substituto 2009) Assinale a alternativa correta:

a) A- Ao estipulante é reservado o direito de substituir o terceiro designado no contrato, independentemente da sua anuência e da do outro contratante, por ato entre vivos ou por disposição de última vontade.

b) B- É válida a cláusula que estipula a renúncia antecipada do aderente a direito resultante do contrato de adesão.

c) C- O promitente por fato de terceiro não responde por perdas e danos, quando este não executá-lo.

d) D- A coisa recebida em virtude de doação não onerosa pode ser enjeitada por vícios redibitórios que a tornem imprópria ao uso a que se destina ou lhe diminua o valor.

e) E- O alienante responde pela evicção nos contratos gratuitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com