TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito De Licença Paternidade

Monografias: Direito De Licença Paternidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  203 Palavras (1 Páginas)  •  198 Visualizações

TEXTO

A METODOLOGIA E A UNIVERSIDADE1

Aidil Barros e Neide Lehfeld

Porque não começamos pela apresentação de um problema àquele que acaba de ingressar no curso superior: o que é Metodologia? Que relação há entre ciência e Metodologia Científica? Qual a sua importância e utilidade para o universitário?

Partindo da definição etimológica do termo, temos que a palavra Metodologia vem do grego “meta” = ao largo; “odos” = caminhos; “logos” = discurso, estudo.

A Metodologia é entendida como uma disciplina que consiste em estudar e avaliar os vários métodos disponíveis, identificando as limitações e possibilidades de suas utilizações. A Metodologia, num nível aplicado, examina e avalia as técnicas de pesquisa bem como a geração ou verificação de novos métodos que conduzem à captação e processamento de informações com vistas à resolução de problemas de investigação. Desse modo, a Metodologia seria a aplicação do método através de técnicas. Constitui o procedimento que deve seguir todo indivíduo envolvido com o conhecimento científico para comprovar sua verdade e ensiná-la.

A Metodologia, no quadro geral da ciência, é uma “Metaciência”, isto é, um estudo que tem por objeto a própria Ciência e as técnicas específicas de cada Ciência. A Metodologia não procura soluções, mas escolhe as maneiras de encontrá-las, integrando os conhecimentos

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com