TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança das mulheres grávidas sobre seus direitos, como, assistência para gravidez e parto, paternidade, pensão alimentícia e integração de programas sociais

Pesquisas Acadêmicas: Liderança das mulheres grávidas sobre seus direitos, como, assistência para gravidez e parto, paternidade, pensão alimentícia e integração de programas sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – Modalidade EAD

PROJETO DE INTERVENÇÃO –

RENASCER

Trabalho Acadêmico Apresentado à disciplina de Estágio Curricular III

Professor(a) Regente da Disciplina: Rubia Giane Goetz

Professor(a) Tutor(a) Virtual: Eliete Bortoline dos Santos

Professor(a) Tutor(a) Presencial: Geane Geralda Ribeiro

Santa Rosa de Goiás - Goiás

2013

Justificativa

A gravidez é um período de fragilidade, dúvidas e preocupações, principalmente quando se trata das mulheres de baixa renda. Neste contexto, existe uma desatenção maior no atendimento às gestantes que enfrentam os desafios da pobreza. Elas estão expostas a riscos elevados, por não receber a devida atenção à sua saúde, além disso, outra realidade que também soma a esta situação das gestantes é o habitat no meio rural.

Sendo assim, o município de Santa Rosa de Goiás é tipicamente rural e de poucas oportunidades de trabalho. Muitas famílias sobrevivem de programas sociais do governo. Esta realidade agrava ainda mais a situação das gestantes, especialmente à de baixa renda, pois elas dependem de uma série de procedimentos, caso necessitem de um acompanhamento personalizado, por exemplo, se a gravidez for de risco. Neste caso, precisam se deslocar para uma cidade maior e mais próxima. Porém, antes necessitam agendar carro encaminhamento médico e muitas vezes esbarram com o atendimento desinteressado: falta de vagas no carro e no hospital, além de péssimas condições financeiras, que impedem de fazer uma alimentação saudável.

Estas deficiências expõem as mulheres a riscos maiores de complicação durante a gravidez, na hora do parto e período pós-parto, aumentando também o risco à saúde de seus filhos.

Segundo Kaloustian (2005), a atenção pré-natal é importante para diminuir os riscos de complicações de gravidez e do parto, protegendo a saúde das mães, garantindo a rigidez do concepto evitando agravos à saúde do recém-nascido, como baixo peso que “pode ser provocado pelo crescimento fetal retardado, pela má nutrição fetal ou pela prematuridade e prevenindo o tétano neonatal” (Kaloustian, 2005 p. 174).

Desse modo, o Projeto Renascer ousa responder as expressões da questão social que afetam a demanda das gestantes do município de Santa Rosa de Goiás. Por meio do Projeto, serão desenvolvidas ações que possibilitem às mulheres uma gestação tranquila, segura e com saúde, oferecendo a elas meios que ajudem a conseguir acompanhamento médico, o enxoval do bebê e cursos para aumentar a renda familiar.

O Projeto contará com parceiros como a Prefeitura, o Centro de Assistência Social CRAS, e do comércio da cidade. As oficinas serão realizadas numa das salas do CRAS, envolvendo técnicos do serviço social, estagiários também do serviço social e outros convidados entendidos do assunto. Todas as atividades deverão ser avaliadas para suprir as necessidades sociais, econômicas, afetivas e psíquicas das gestantes.

Objetivo

Objetivo Geral

Proporcionar Às gestantes inseridas nos programas de inclusão social, por meio do Projeto Renascer oficinas com palestras, orientações, cursos de geração de renda, visando a valorização, a auto estima, a cidadania e o vínculo vital, bem como suprir as necessidades básicas, segurança e realização social.

Objetivo Específico

Orientar as gestantes sobre seus direitos como, auxílio maternidade, paternidade, pensão alimentícia e inserção aos programas sociais;

Possibilitar o acesso à saúde pré-natal e o acompanhamento psicológico individual e em grupo;

Informar sobre cuidados na gestação e com o recém-nascido, proporcionando à mãe o vínculo vital com o filho/a e a família.

Metodologia

Inicialmente a assistente social e os estagiários farão uma visita às gestantes, convidando-as para participar de uma reunião no CRAS, para apresentação do Projeto Renascer, que será realizado em uma das salas do CRAS. Em seguida, planejar com as futuras mães os encontros e as oficinas de trabalho.

Cada encontro terá duração de quatro horas e serão trabalhados temas como: direitos; gestação; parto e pós-parto; amamentação; higiene pessoal e do recém-nascido; aspectos psicológicos presentes no parto e pós-parto e planejamento familiar. Ainda, serão oferecidas oficinas de lembrancinhas para maternidade, enxoval de bebê e outros.

Estas palestras e oficinas de geração de renda serão realizadas pela equipe do CRAS e parceiros.

Primeiro Encontro: acolhimento, apresentação da equipe e do projeto, troca de experiências.

Palestra: Importância da família, ministrada pelo Pe. Jacinto Krisck.

Oficina: biscuit.

Segundo Encontro: acolhimento e oração.

Palestra: Importância do pré-natal, ministrada pela enfermeira Maria Lúcia.

Oficina: bordado com fita.

Terceiro Encontro: acolhimento e oração.

Palestra: Diretos sociais das crianças e da mãe, ministrada pela assistente social Gilvanda e pela psicóloga Alessandra.

Oficina: confecção de kit com materiais reciclados, porta sabonete, lixeira, porta cotonetes, porta algodão e uma farmacinha.

Quarto Encontro: Encerramento do projeto.

Palestra: Planejamento familiar, ministrada pelo Dr. Luiz Chein.

Entrega de kits enxovais, oferecidos pela Prefeitura Municipal de Santa Rosa de Goiás.

banheira cajovil 20 litros;

cobertor inconfral bercinho;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com