TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito E Legislação

Exames: Direito E Legislação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2013  •  1.903 Palavras (8 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 8

Questão 01: Conceitue a Administração em função da ênfase em cada uma das variáveis, a saber: tecnologia e ambiente.

Respostas: Ambiente -> De acordo com CHIAVENATO essa ênfase no ambiente surgiu com o aparecimento da Teoria da Contingência,segundo a qual não existe uma única ''melhor maneira'' de organizar as empresas; pelo contrario,as características estruturais das empresas dependem das características ambientais que as circundam. Interno é o principal, se não vai bem dentro da empresa, não tem quem salve. Mas o externo tem sua importância. Sem clientes não se arrecada fundos para desenvolver a empresa.

Tecnologia: Enfase Na Tecnologia

Ênfase na tecnologia:

È o foco das teorias que consideram a administração uma ciências que cuida da aplicação bem sucedida da tecnologia na atividade organizacional.

Isso significa lidar com a tecnologia e dela extrair a máxima eficiência. Com a evolução na mecanização, computação, automação, e tecnologia informática a empresa passou a moldar as estruturas e condicionar o funcionamento.

Porém a administração cientifica de Taylor se preocupava com a tecnologia que limitava a tarefa individual de cada operário.

As recentes áreas de estudo da TGA, é o papel da tecnologia na estrutura e no funcionamento das empresas. Em 1960 os estudos e pesquisas da socióloga inglesa Joan Woodward passou a compreender, embora um pouco tarde o importante papel da tecnologia, utilizando várias formas e natureza para a realização de operações e assim atingiu seus objetivos.

Sendo assim a tecnologia tomada como variável independente. Dentro da linguagem inglesa a empresa concebia um sistema sociotécnico, no qual interagem três subsistemas:

O social ou humano: (composto de pessoas, com seus valores, conhecimento);

O tecnológico: (composto de equipamentos, instalações e tarefas);

O administrativo: (composto por nível estratégico, tático e operacional).

As perspectivas da administração futuramente são realmente promissoras, porém nem um pouco tranquilas. A era das informações cheia de mudança e transformação, está impondo novos e crescentes desafios para essa área administrativa.

Questão 02: Conceitue a Administração em função das cinco variáveis anteriores, tomadas em conjunto.

Questão 05: Explique as características do modelo burocrático de Weber.

Resposta: No seu trabalho, Weber delineia a famosa descrição da burocratização como uma mudança da organização baseada em valores e ação (a chamada autoridade tradicional) para uma organização orientada para os objetivos e ação (chamada legal-racional). O resultado, segundo Weber, é uma "noite polar de frio glacial" na qual a crescente burocratização da vida humana a coloca numa gaiola de metal de regras e de controle racional. Seus estudos sobre a burocracia da sociedade tiveram grande importância no estudo da Teoria da Burocracia, dentro do campo de estudo da administração de empresas. O modelo burocrático de Max weber tinha como base a eficiência, como nada é perfeito, esse modelo também produziu muitas críticas. Quando se organiza muito ocorre o exagero de exigências , e o povo se sente ultrajado por ter que apresentar quantidade absurda de documentos.

Quem vai requerer uma aposentadoria no INSS ou financiar uma casa pelo Sistema Financeiro de Habitação, sabe muito bem o que é exagero de burocracia.

Segundo o conceito popular, a burocracia é entendida como uma organização lenta e vagarosa na qual o papelório se multiplica e se avoluma, impedindo soluções rápidas ou eficientes.

O termo também é empregado com o sentido de apego dos funcionários aos regulamentos e rotinas, causando ineficiência à organização.

O leigo passou a dar o nome de burocracia aos defeitos do sistema (disfunções) e não ao sistema em si. O conceito de burocracia para Max Weber é exatamente o contrário: a burocracia é a organização eficiente por excelência.

Para conseguir eficiência, a burocracia explica nos mínimos detalhes como as coisas deverão ser feitas. Mais considerações críticas. Limitação da espontaneidade – as características da organização burocrática limitam a liberdade pessoal.

Despersonalização do relacionamento – o funcionário não tem colegas de trabalho (as pessoas com que se relaciona profissionalmente são meros ocupantes de cargos hierarquizados).

A colocação dos objetivos da empresa como prioritários aos seus objetivos enquanto pessoa, denota a relação impessoal.

Substituição dos objetivos pelas normas – as normas passam a ser mais importantes do que os objetivos da organização. O trabalhador passa a ser um especialista em normas.

Conflito entre público e funcionários – como todos os clientes são atendidos conforme normas preestabelecidas, as especificidades de cada caso não são consideradas.

CARACTERÍSTICAS DA ADMINISTRAÇÃO BUROCRÁTICA

FUNÇÕES DEFINIDAS PELA LEI (“império” das regras e regulamentos escritos)

HIERARQUIA DA AUTORIDADE

AVALIAÇÃO E SELECÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS

RELAÇÕES SOCIAIS DE TIPO FORMAL

REMUNERAÇÃO REGULAR DOS FUNCIONÁRIOS

SEPARAÇÃO DA PROPRIEDADE E DA FUNÇÃO

CARREIRA REGULAR DOS FUNCIONÁRIOS

DIVISÃO DO TRABALHO

Questão 09: Explique a Teoria de Sistemas.

Resposta: A teoria de sistemas estuda, de modo interdisciplinar, a organização abstrata de fenômenos, independente de sua formação e configuração presente. Investiga todos os princípios comuns a todas as entidades complexas, e modelos que podem ser utilizados para a sua descrição. Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função (OLIVEIRA, 2002, p. 35).

2. Sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns formando um todo, e onde cada um dos elementos componentes comporta-se, por sua vez, como um sistema cujo resultado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com