TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito E Legislação

Tese: Direito E Legislação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Tese  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 3

1) O que significa afirmar que “Somos feitos de tempo”?

Significa que somos seres históricos, já que nossas ações e pensamentos mudam no tempo, à medida que enfrentamos os problemas não só da vida pessoal, mas como também da experiência coletiva. É assim que produzimos a nós mesmos e a cultura a que pertencemos.

• Cada geração assimila a herança cultural dos antepassados;

• O passado não está morto, porque nele se fundam as raízes do presente;

• Somos o resultado do devir humano, portanto não nos compreendemos fora da prática social, porque esta, por sua vez, se encontra mergulhada em um contexto histórico-social concreto.

• Com a História da Educação construímos interpretações sobre as maneiras pelas quais os povos transmitem sua cultura e criam as instituições escolares e as teorias que as orientam;

• Se somos seres históricos nada escapam à dimensão do tempo.

2) Explique porque a preservação da memória histórica, a reconstituição do passado dos acontecimentos não é sempre idêntico em todos os tempos e em todos os lugares.

Cada acontecimento histórico é relatado e interpretado de acordo com a evolução dos tempos, e de acordo com cada visão.

A preservação da memória histórica, a reconstituição do passado e o relato dos acontecimentos não são sempre idênticos pois cada geração assimila a herança cultural dos antepassados, estamos inseridos no tempo, pensar no passado não é um exercício de saudade, mais procurar raízes e se lembrar de coisas que servirão para o futuro.

A preservação da memória histórica não foi idêntica pois ao longo do tempo variam as culturas, as formas de pensar, o povo tem a sua origem mais o que vai se passando as vezes muda de um para o outro. Cada historia pode ser contada de uma forma, mesmo no fim querendo dizer a mesma coisa.

3) Resumir os quatro argumentos de Antonio Nóvoa, justificando a importância da História da Educação.

1º - Para cultivar um saudável ceticismo: a história da educação é um dos meios mais eficazes para cultivar um saudável ceticismo (o ser humano nada pode conhecer com certeza, conclui pela dúvida permanente e suspensão do juízo), que evita a agitação e promove a consciência critica. Uma história que nasce nos problemas do presente e que sugere pontos de vista ancorados num estudo rigoroso do passado.

2º - Para compreender a lógica das identidades múltiplas, uma das funções principais da história da educação é compreender esta lógica de múltiplas identidades, por meio da qual se definem memórias e tradições, pertenças e filiações, crenças e solidariedades. À história cumpre elucidar este processo e, por esta via, ajudar as pessoas a darem um sentido ao seu trabalho educativo.

3º - Para pensar os indivíduos como produtores de história, a reflexão histórica, no campo educativo, não serve para descrever o passado e sim para nos colocar perante um patrimônio de idéias, projetos e experiências.

4º - Para explicar que não há mudanças sem história, estamos sempre a lidar com a experiência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com