TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito E Legislação

Pesquisas Acadêmicas: Direito E Legislação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 4

Etapas: Passo 1

Frequentar um espaço de ensino e aprendizagem infantil (sala de aula, creches, projeto educacionais).

1- Como é a relação estabelecida entre professor e as crianças; destes com o ensino, com os pares e com o próprio estagiário? Procuro ter uma relação harmoniosa com todos os profissionais da escola e com as estagiárias em especial as que me auxiliam, pois concordo que para realizar um bom trabalho em equipe, é necessário que tenhamos respeito entre nós. Minha relação com as crianças é de grande proximidade, tentando entendê-las e fazer com que elas me entendam, pois é bebê de 1 ano e estão a conhecer o mundo. Estimo que tenhamos bastante afeto com o trato delas.

2- Como é a rotina do grupo Observado; a chegada à classe, os gestos e manifestações de afeto e vínculos, a organização do cotidiano, o uso de recursos didáticos. Recebemos as crianças com bastante alegria, para que ela saiba que está segura conosco e que sua mãe confia em nosso trabalho; muitas vezes a saudamos com alguma música. Nossa rotina se baseia no seguinte roteiro: recepção roda de música brincadeiras e brinquedos lanche atividades de texturas com massas de farinha, etc./arte com tinta e pincel, etc. relaxamento/massagem Atividades de linguagem/contagem de objetos Atividades de psicomotricidade como cambalhotas; equilíbrio com bola de pilates, etc. Brincadeira livre no parque ou quadra Roda de história.

3- O comportamento dos alunos; a participação nas atividades propostas, às reações frente a conflitos, o envolvimento com a rotina. Todas as crianças participam e se envolvem com a rotina proposta desde que estimulados, pois é bebê e ainda estão desenvolvendo a capacidade de concentração. Procuro observar os conflitos entre as crianças, tento perceber a capacidade de cada criança em resolver o conflito sozinho, intervenho se percebo que vão se machucar.

4- A condução do trabalho pedagógico por parte do professor, suas orientações e comandos aos alunos; a mediação exercida nos momentos de aprendizado, suas estratégia didática. Antes de cada atividade converso com os bebês, explicando-lhes o que irá acontecer e como devem usar o material. Descrevo a eles tudo o que estou fazendo, usando frases de forma mais correta possível, dando-lhes oportunidade de fazer da mesma forma.

Texto

A relação professor-aluno tem sido uma das principais preocupações do contexto escolar. Nas práticas educativas, o que se observa é que, por não se dar a devida atenção à temática em questão, muitas ações desenvolvidas no ambiente escolar acabam por fracassar. Daí a importância de estabelecer uma reflexão aprofundada sobre esse assunto, considerando a relevância de todos os aspectos que caracterizam a escola. Ao levar em consideração a escola como a única instituição demarcada, com a possibilidade da construção sistematizada do conhecimento pelo aluno, foi de fundamental importância a criação de algumas possibilidades e condições favoráveis, nas quais alunos e professores puderam refletir sobre sua prática e passaram a atuar num clima mais condizente com a realidade de uma escola. Isso se deu porque, quanto mais instrumentalizados se sentiam melhor acontecia o desenvolvimento das ações realizadas por esses sujeitos. Assim, pôde-se perceber

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com