TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Internacional

Casos: Direito Internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

A (IN) CONSTITUCIONALIDADE DO ARTIGO 226, §3º, CF, PERANTE A UNIÃO ESTÁVEL.

Rodrigo Mendes da Silva

INTRODUÇÃO

A entidade familiar sempre será referência na organização social e as relações que se criam nesse ambiente geram consequências sociais, jurídicas e patrimoniais que merecem uma atenção redobrada do Poder Legislativo.

O casamento e a união estável são as formas mais fáceis de constituir uma família, surgindo um vasto campo de oportunidades para litígios e controvérsias entre as relações em detrimento das divergências existentes na regulamentação dessas espécies de relações ao reconhecimento da união, no tocante à proteção da CF.

Tal lacuna, podendo ser observada na lei que não abrange este assunto (proteção absoluta) e continua a se proliferar na vida prática do cidadão e, se não o fizer perpetrar a sua soberania, suas consequências serão refletidas para toda a coletividade.

Há muito tempo atrás não havia essa distinção para o reconhecimento dessas relações se concentrando em uma uniformização perante a sociedade em meio à resposta aos anseios sociais, ou seja, não só dos sujeitos diretamente envolvidos, mas também, de toda a coletividade. Isto pode ser observado nas consultas das jurisprudências relatadas no Estado do Rio Grande do Sul, onde já se percebeu essa falha da constituição, no amparo a proteção dos indivíduos nesse tipo de relação e que trata do assunto como se não há um tratamento individualizado, e sim, uniforme.

Para o constituinte restou claro o reconhecimento da união estável como entidade familiar e, portanto, digna de proteção estatal (artigo 226,§3º, CF). Com a frequente e reiterada prática contemporânea não há diferença entre se casar e se unir, devendo a CF exercer a proteção legal as pessoas envolvidas, mas a realidade na prática, é omissa e transfere a autonomia a leis específicas como o Código Civil, para tratar dos assuntos envolvendo questões da divisão do patrimônio, sem contar o desamparo que o (a) companheiro (a) se depara com a divisão dos bens adquiridos por esforço pessoal.

Todavia, esse assunto vem se arrastando por muito tempo e o descaso com o tema depois de várias mudanças do código civil, é de extrema irresponsabilidade dos legisladores, pois muito se espera do seu reconhecimento ou proteção, ter esse direito ratificado na CF, para que essas relações não fiquem no simples status social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com