TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Legislação

Trabalho Universitário: Direito Legislação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  1.769 Palavras (8 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 8

Anhanguera Educacional Centro Universitário de Santo André

Cristiano Ferreira Feitosa RA: 9977021207

David Renato da Silveira RA: 7477701512

Felipe Augusto de Oliveira RA: 7087574871

Luan de Oliveira da Silva RA: 9977024127

Rogério Cristovam da Silva RA: 1299695634

Projeto Cidadão: Agressão no trânsito

Santo André

2014

SUMÁRIO

1.APRESENTAÇÃO

2.O QUE É A AGRESSÃO

3.TIPOS DE AGRESSÕES

4.AGRESSÕES NO TRÂNSITO

5.HISTÓRIAS DE VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO

6.ALGUMAS FORMAS SIMPLES DE EVITAR CONFUSÕES NO TRÂNSITO

7.REFERÊNCIAS

1. APRESENTAÇÃO

2. O QUE É A AGRESSÃO?

Agressão: ato em que um indivíduo prejudica ou lesa outro(s), de sua própria espécie intecionalmente. Ainda é um tema controverso se esse comportamento de causar danos em outro é devido à existência de um instinto específico como proposto pelo etólogo Konrad Lorenz, ("o instinto de combate do animal e do homem dirigido contra o seu próprio congénere"). Também considerado como resultante de múltiplas determinações motivacionais e circunstanciais (reação para libertação).

Na espécie humana além da agressão capaz de causar lesão corporal existem vários tipos de agressão: dirigida, verbal e deslocada. A agressão dirigida é aquela em que o indivíduo prejudica outro directamente; a agressão verbal por sua vez é como o nome indica, não passa de palavras, por isso não ofende o outro fisicamente, mas sim psicologicamente. Por último, a agressão deslocada é quando o sujeito dirige a sua raiva para um objeto, por exemplo, dar um pontapé na porta.

Segundo definição da OMS considera-se violência como o uso força poder, real ou em ameaça, contra si próprio, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou uma comunidade que resulte ou tenha possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação (OMS, 2002). A agressão sem motivo algum se denomina agressão gratuita (e conhecida legalmente como constrangimento ilegal).

Na concepção psicanalítica, a agressividade designa uma tendência especificamente humana marcada pelo carácter ou vontade de cometer um ato violento sobre outro. Pode também ser definida como uma tendência ou conjunto de tendências que se atualizam em condutas reais ou fantasmáticas, as quais visam a causar dano a outro, destruí-lo, coagi-lo, humilhá-lo, etc.

A agressão distingue-se da predação que, segundo Lorenz, corresponde ao instinto de combate do animal e do homem dirigido contra o seu próprio congénere.

3. TIPOS DE AGRESSÕES

• Quanto à intenção do sujeito

- Agressividade hostil: visa causar danos no outro com a intenção de magoá-lo, mesmo não obtendo vantagens para o próprio.

- Agressividade instrumental: magoa-se o outro, mas sem intenção de causar sofrimento aos outros porque é apenas meio para atingir um outro fim/objectivo e, por isso, é muitas vezes planeada.

• Quanto ao alvo

- Agressividade directa: o comportamento agressivo dirige-se à fonte que o originou.

- Agressividade deslocada: comportamento agressivo dirige-se para o alvo que não é o responsável pelo desencadear da agressão.

- Auto-agressão: dirigida para o próprio que se torna agressor e agredido ao mesmo tempo.

• Quanto à forma como se expressa

- Agressão aberta: a agressão é explícita seja física seja psicologicamente.

- Agressão inibida: não se expressa abertamente, não se manifesta para o exterior e dirige-se para si próprio.

- Agressão dissimulada: quando o agressor decide expressar a agressividade de forma disfarçada, recorrendo a processos irónicos.

4. AGRESSÕES NO TRÂNSITO

“Cidadania é o exercício pelo cidadão, dos direitos e deveres que lhe são outorgados pelo estado e pela sociedade”.

Até que ponto chega uma pessoa?

Essa é uma pergunta que ainda intriga muitas pessoas quanto a sua resposta. Vemos diariamente o grande desrespeito com o próximo, muitas pessoas ao conduzir um veículo se sentem onipotente, e no direito de até mesmo desrespeitar outras pessoas, exercendo preconceitos com mulheres, idosos, jovens entre outros, ou cometendo qualquer ato que julgue motivo suficiente para usar como desculpa para um erro.

A falta de educação, desrespeito e intolerância causam diariamente diversos tipos de agressões muitas delas com finais trágicos.

Não só no trânsito, mas na sociedade como um todo, se espera que antes de agir a pessoa pense como gostarira de ser tratado e faça o mesmo com o seu próximo.

5. HISTÓRIAS DE VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO

1. Há pouco mais de sete meses, o publicitário Mariano Archangelo, de 26 anos, esbanjava saúde. Nas horas de folga, praticava surfe e futebol. Mantinha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com