TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direto

Seminário: Direto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Seminário  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 2

Caso concreto 01:

01- A relação que se pode fazer entre os sofistas, a retórica e a democracia no período socrático é que em tal período não existiam advogados para defender o cidadão,logo a prática da retórica pelos sofistas impulsionou a democracia , afim de o cidadão poder ter o acesso a defesa, visto que tal procedimento é o alicerce da democracia.

Caso concreto 02:

01- Sócrates via a verdade como sendo absoluta e a sofista enxergava a verdade como sendo relativista. As diferenças existentes entre tais concepções está no fato de que na verdade absoluta acredita-se na última ratio das razões, como uma forma e relações universais, e no relativismo dos sofistas tudo o que existe é mutável e as essências das coisas são variáveis

Caso concreto 01:

01 A filosofia é importante pois estimula o pensamento reflexivo e é através dela que conseguimos compreender o porque e o como raciocinamos, e é por intermédio da filosofia que passamos a pensar melhor, com mais controle, lucidez e eficiência .

02 O autor fundamenta a importância da filosofia nos tempos atuais baseado no fato de que nós na condição de constituintes de uma sociedade, temos sempre os nossos pensamentos relacionados a quatro grandes áreas formadas por extremos e estas são: o belo e o feio; o verdadeiro e o falso; o bom e o mal; o útil e o inútil. Assim mesmo sem nos darmos conta perseguimos o belo, o verdadeiro, o bom o e útil, e procuramos nos afastar de seus opostos.

Caso concreto 02:

01-Sim, pois a filosofia por meio de perguntas busca a sabedoria, para estimular a reflexão, aguçar a curiosidade e o texto traz essa reflexão.

02- O termo acesso `a justiça, não diz do acesso à justiça, mas do alcance do órgão estatal que, por definição é o lugar das lamentações em torno dos conflitos humanos gerados a partir da obrigação de coexistência a que todos estamos condenados por sentença dos deuses, desde as nossas obscuras origens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com