TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direto E Legislação

Trabalho Universitário: Direto E Legislação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 5

Projeto Cidadão: Papa-Pilhas Móvel

Introdução

As pilhas e baterias possuem substâncias químicas perigosas, que trazem riscos para nossa saúde.Na composição destes materiais são encontrados metais pesados como: cádmio, chumbo, mercúrio, que são extremamente perigosos à saúde humana e ao meio ambiente. Dentre os males provocados aos seres vivos pela contaminação com metais pesados, está o câncer e mutações genéticas.

O consumo de pilhas e baterias vem crescendo de forma significativa, de acordo com Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE) temos consumo de 1,2 bilhões de pilhas e 400 milhões de baterias por ano, e isso somente em nosso país .

Sendo assim, resolvemos criar um projeto de recolhimento deste material. Se bilhões de pilhas sem carga forem jogadas no lixo, estaremos causando grandes danos ao meio ambiente e consequentemente a nós mesmos.

Nosso projeto procura resolver um dos problemas de nosso dia-a-dia, o descarte de pilhas e baterias no lixo comum. Pesquisamos em nossa faculdade os pontos de coleta e então elaboramos palestras com o intuito de mostrar para a comunidade e alunos que esses materiais não devem ser jogados ao lixo e sim ser entregues nos pontos de coleta.

Justificativa

As pilhas e baterias causam um imbróglio impactante ao nosso planeta, só na última década a indústria brasileira lucrou mais de US$ 9,65 bilhões. Atualmente existe um mercado muito grande de pilhas e baterias dos mais diversos modelos, tamanhos e tipos e que tem uma vida útil muito curta. Por exemplo, a cada ano, 1,5 bilhão de celulares são substituídos; então, imagine quantas baterias de celulares são descartadas anualmente.

O problema do descarte desses materiais é que muitas pilhas utilizam metais pesados, que são tóxicos, corrosivos e reativos, agredindo demasiadamente o ambiente.

Nos lixões ou em aterros sanitários as pilhas e baterias se oxidam em resultado da exposição ao sol e à chuva. Com isso, o invólucro é rompido e os metais pesados se misturam ao chorume do lixo. A chuva leva esse líquido e os metais pesados penetram no solo, atingem o lençol freático, riachos e córregos. As plantas e produtos agrícolas são contaminados pelo solo ou pela sua irrigação. Com isso, os animais e as pessoas podem ingerir alimentos contaminados, devendo- se então fazer a coleta desses materiais.

Objetivos

-Objetivo Geral

Nosso objetivo é fazer com que a comunidade se conscientize sobre os riscos do descarte inadequado destes materiais, tanto para nós como para com o meio em que vivemos. Vamos ultilizar nossa faculdade como um ponto de coleta como outras empresas também fazem,como em São Paulo o Banco Real com seu Papa-Pilhas, também iremos até onde as pessoas quiserem de bicleclita. A participação de todos, baseada na responsabilidade de cada um de nós em manter um ambiente mais saudável ao nosso redor, é de suma importância para o meio ambiente e a saúde do homem.

-Objetivo Específico

-Levantamento dos postos coletores móveis;

O Projeto será coordenado e implantado pelos Alunos da turma de Engenharia Mecânica com a participação da Instituiçao Educacional (Facudade Anhanguera do Rio Grande), além do apoio da entidades ligadas a ecologia e as empresas da área de coleta de lixos eletronicos.Recolheremos pilhas e baterias e então esses materiais serão enviados para uma recicladora local, onde as pilhas e baterias são desencapadas e seus metais queimados em fornos industriais de alta temperatura. Os fornos são dotados de filtros que impedem a emissão de gases poluentes. Os produtos finais neste processo (óxidos metálicos e sais) são utilizados na indústria de refratários, vidros, tintas, cerâmicas entre outros sem risco à saúde humana.

- Divulgação interna e externa destes postos via internet e propagandas dentro de nossa instituição de ensino;

Ficarão desponíveis nos corredores da faculdade e nas redes sociais dicas sobre o uso correto de pilhas e baterias. São elas:

* Colocar pilhas na geladeira não aumenta a carga, ao contrário, quando expostas ao frio ou calor o desempenho pode piorar.

* Na hora de trocá-las em um equipamento, substitua todas ao mesmo tempo.

* Retire-as se o aparelho for ficar um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com