TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direção Como Função Garantidora Do Processo Administrativo

Dissertações: Direção Como Função Garantidora Do Processo Administrativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  1.563 Palavras (7 Páginas)  •  2.416 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Nessa etapa do nosso trabalho temos como objetivo levar o leitor a um cenário da administração que contém enfoques de diferentes pontos de vista analisados pelo grupo em textos, artigos e revistas e que foram citados no desenvolvimento desse estudo.

Serão colocados os conceitos sobre a matéria processos administrativos e o papel do administrador, assim como suas implicações éticas dando importância ao fato de que administrar não é somente analisar planilhas e papéis com dados complexos para se chegar a um determinado objetivo. Veremos também que o papel da direção é acionar e dinamizar a empresa fazendo as coisas andarem e acontecerem e que o controle é o processo pelo qual são fornecidas as informações e retroação para manter as funções dentro de suas respectivas trilhas. Na continuação do projeto de extensão universitária colocaremos em prática os níveis de direção e controle assim como identificaremos possíveis falhas nas ferramentas gerenciais.

Direção Como Função Garantidora Do Processo Administrativo

Direção é o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas antecipadamente planejadas. Têm a função de interpretar os planos e instruir em como colocá-los em prática; envolve orientação, assistência a execução, comunicação, motivação e liderança; sendo diretamente ligada com o relacionamento entre as pessoas. Dirigir uma empresa significa conseguir fazer com que os empregados executem as tarefas pelas quais são responsáveis.

Existem dois estilos de direção que se opõe um ao outro: o estilo da teoria X e o da teoria Y.

A teoria X representa o estilo de direção baseado na premissa de que o homem é indolente e preguiçoso por natureza, não têm ambição, é egocêntrico, resiste a mudanças e sua dependência o torna incapaz de autocontrole e autodisciplina.

A teoria Y desenvolve um estilo de direção aberto, dinâmico e democrático, considerando que administrar é um processo de criar oportunidades, baseia-se nas concepções, a respeito da natureza humana. Essa teoria propõe um estilo de direção participativo e democrático baseando-se nos valores humanos e sociais; representa o estilo moderno de direção notório pela teoria comportamental e as teorias administrativas posteriores.

A função administrativa de direção no nível institucional da empresa é a responsável pela condução e pela orientação da ação empresarial por meio da dinamização das atividades realizadas em todas as áreas da empresa.

A gerência caracteriza a função administrativa de direção no nível intermediário das empresas, descreve a motivação humana, suas bases, características, processo de comunicação e suas complexidades e caracteriza a liderança. Essa função administrativa de direção se encarrega de dirigir o comportamento das pessoas para o alcance dos objetivos empresariais. Todo comportamento humano é causado, motivado, e orientado por objetivos pessoais, e a gerência é responsável em liderar essas pessoas pela motivação e comunicação.

A supervisão caracteriza a função administrativa de direção no nível operacional das empresas. Os supervisores são os responsáveis por designar e dirigir as atividades imediatas que são realizadas por pessoas que não são da área administrativa.O supervisor precisa saber construir e formar equipes com objetivos de buscar a excelência no desempenho.

Portanto, a direção é a função administrativa que se refere às relações interpessoais dos gestores em todos os níveis da organização e seus respectivos subordinados. Para isso os gestores precisam:

• Comunicar;

• Liderar;

• Motivar

Níveis de Direção do Projeto de Extensão Universitária

Nossa equipe realizou a divisão de funções usando como base a experiência e profissões exercidas pelos integrantes do grupo, ex: uma colega é empresária e ficou com a parte da gerência; outra colega é coordenadora e vai contribuir com a parte de supervisionar a execução do projeto; a outra colega será a responsável pela execução do planejamento seguindo a coordenação e com o auxílio da supervisão das demais integrantes do grupo.

Entendemos que dirigir significa interpretar os planos para os outros e dar as instruções sobre como executá-los em direção aos objetivos que queremos atingir. A escala de direção divide-se em três níveis: Institucional, Intermediário e Operacional.

Controle

O controle gerencial de uma organização em um ambiente competitivo torna-se mais complexo á medida que as organizações expandem seus negócios para mercados externos.

Neste ambiente atual marcado pela incerteza as empresas buscam vantagem competitiva antecipando-se ás mudanças e monitorando o controle total de suas atividades. Com a dinamização da economia no mercado global, tornando assim o capital volátil e especulativo, os negócios ficaram mais complexos gerando assim, mais incerteza sobre o futuro.

Apesar dos controles gerenciais hoje utilizados necessitarem de mudanças para acompanhar a evolução do novo ambiente empresarial, a abstinência de um controle mínimo dos negócios acarreta uma série de problemas.

Diversos fatores corroboram para a implementação e o contínuo aperfeiçoamento no controle de gestão das organizações. Primeiro porque a concorrência acirrada local e internacional faz com que as empresas devam avaliar constantemente sua lucratividade e desempenho. Além disto, a implementação, o monitoramento e aperfeiçoamento contínuo do controle de gestão faz com que os gestores identifiquem nichos de mercados, comparem o desempenho entre as unidades de negócio, avaliem o desempenho de gestores,refaçam suas estratégias,dentre outras importantes conclusões que comprometem a continuidade dos negócios.

Relatório: Controle empresarial

A flexibilidade das empresas para enfrentar mudanças é um fator preponderante para sua continuidade neste cenário competitivo devendo o sistema de controle gerencial ser capaz de desenvolver-se eu um cenário complexo e incerto a medida em que a empresa evolui e modifica seus negócios. O controle gerencial deve atender os anseios da administração.

O controle das operações é considerado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com