TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discriminação E Preconceito No Espaço Escolar

Artigos Científicos: Discriminação E Preconceito No Espaço Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.413 Palavras (6 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

O preconceito que muitas crianças enfrentam nas escolas é um tema que vem ganhando cada vez mais espaço nas discussões entre os profissionais da educação. Tratar deste assunto com os alunos é um passo importante para poder combater e prevenir este complexo fenômeno social.

Percebe-se que a cada dia os casos de agressões verbais e físicas têm aumentado gradativamente na escola. O que fazer? Como discutir com os alunos certas questões? Quais atividades podem facilitar a reflexão sobre a violência escolar? Falar teoricamente sobre os diversos tipos de preconceito é importante, porém melhor do que a teoria é proporcionar a reflexão sobre a realidade.

Tendo por base o assunto em questão, tomou-se como referência o contexto de uma turma de quinto ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Santa Rita, localizada á Rua São Gabriel, no bairro Santo Antônio no Município de Pimenta, MinasGerais. A referida turma conta com vinte e dois alunos com faixa etária de 10 e 11 anos e vem apresentando problemas de indisciplina, racismo e relacionamento entre alguns colegas.

No entanto, o trabalho sugerido propõe sugestões simples de atividades através de quatro aulas teóricas, práticas e interdisciplinares com duração de uma hora cada para solucionar ou amenizar tais problemas. Estas serão realizadas durante o mês de outubro de dois mil e doze. Para ajudar os educadores a trabalhar esta questão com os alunos, serão apresentadas algumas formas de abordar o preconceito existente em sala de aula e promover um debate com os alunos, levando os mesmos a refletirem sobre o problema.

2 JUSTIFICATIVA

Infelizmente nossa sociedade está repleta de discriminação e reversões de valores, e os conflitos são produzidos pelas desigualdades raciais e sociais, resultando num quadro de desrespeito ao ser humano com a prática da violência extrema no cotidiano das pessoas.

No entanto, a escola está sendo o melhor lugar para a aprendizagem de valores para a vida em sociedade, incluindo o seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o mundo do trabalho. Assim cabe a ela a missão de ensinar valores para o desenvolvimento moral dos educandos, mediante à seleção de conteúdos e metodologias que favoreçam a aplicação de temas transversais como justiça, ética, solidariedade, dentre outros presentes em todas as matéria do currículo escolar.

Desta forma, os valores devem ser trabalhados no âmbito escolar de forma interdisciplinar com diversas disciplinas, como também o professor poderá trabalhar atividades lúdicas, reflexivas e conceituais sobre o tema a fim de combater a discriminação e o preconceito em sala de aula (racismo, estatura, modo de falar, obesidade, etc.). Lembrando que a ajuda da família é de fundamental importância na realização do trabalho escolar.

3 OBJETIVOS

3.1 GERAL

Promover a discussões, reflexões e a escuta sobre a Violência no Espaço Escolar. Discutir possíveis possibilidades de ações contra o preconceito social e racialincentivando a troca de experiências e o diálogo

3.2 ESPECÍFICOS

Entender o que é a violência escolar;

Refletir sobre as consequências geradas pelo preconceito.

Saber quais os tipos existentes de preconceito e como combate-lo

Reconhecer a importância de se ter um relacionamento harmonioso com quem convivemos.

Levar os alunos a tomarem atitudes como respeito, ética, cooperação, união, solidariedade, etc.

4 DESENVOLVIMENTO

Para que a abordagem do tema seja mais prazerosa e significativa, as professoras de português, artes e historia farão junto um plano de ação de forma interdisciplinar abrangendo um único assunto (preconceito) de forma distinta para melhor compreensão de seus alunos.

O plano citado será realizado durante uma semana, através de quatro aulas com duração de uma hora cada.

No primeiro dia a professora de Português irá fazer uma hora do conto com o livro KLEIN, Cristina. Bullying na Escola – Amizade não tem cor! Blu Editora. 2011. Em seguida fará as seguintes perguntas aos alunos:

• De que se trata a história?

• Porque Antônio era um menino triste?

• As atitudes dos colegas de Antônio são corretas?

• O que vocês entenderam sobre o tema amizade não tem cor?

(Durante as respostas, espera-se que os alunos falem sobre o preconceito existente pela cor de Antônio e o que acham da atitude, caso necessário à professora irá conduzi-los a refletirem sobre assunto aprofundando um pouco mais).

Em seguida irá pedir aos alunos que façam uma produção de texto com o título “Minha autobiografia”, onde eles poderão relatar tudo sobre suas vidas, onde nasceu idade, nome da família, o que gostam de fazer, falar sobre os amigos, etc.

Esta redação será importante, pois a professora terá a oportunidade de saber um pouco sobre seus alunos, inclusive de seus sentimentos. Após a correção das mesmas, estas serão devolvidas para os alunos para que leiam para todos os colegas e roquem ideias.

No segundo dia, a professora de história irá iniciar uma aula expositiva falando para os alunos sobre a vinda dos escravos para o Brasil, abordando o quanto eles sofriam preconceitos e eram discriminados pelos os portugueses, além disso, a socialização existente entre eles era apenas por interesse, será que isto está correto? Em seguida irá pedir que os alunos falem um pouco sobre o que entenderam sobre o assunto, o que acham das atitudes dos portugueses, enfim irão expor de forma oral seus conhecimentos a respeito do tema (preconceito, discriminação, socialização). Após ouvir aos relatos de cada um a professora irá pedir que os alunos façam um acróstico com a palavra preconceito, estes serão colocados em exposição no mural da escola.

No terceiro dia, a professora de artes irá levar para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com