TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discutindo A Didática

Trabalho Universitário: Discutindo A Didática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2014  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 3

DISCUTINDO A DIDÁTICA

A didática é um campo de estudo que se ocupa da busca do conhecimento

necessário para a compreensão da prática pedagógica e da elaboração de formas adequadas de intervenção, de modo que o processo de ensino e aprendizagem se realize de maneira que viabilize a aprendizagem de toda a população. Quando falamos toda a população, referimo-nos também àqueles que se encontram entre os baixos níveis sócio-econômicos na sociedade, mas que tem direito à educação e de qualidade, para que possam adquirir, segundo Libâneo (1994, p.35) “um entendimento crítico da realidade através do estudo das matérias escolares...”, e assim os alunos podem expressar de forma elaborada os conhecimentos que correspondem aos interesses prioritários da sociedade e inserir-se ativamente nas lutas sociais, ou seja, defender seus ideais de acordo com sua realidade.

O aluno então, aprende e compreende que a educação é fundamental para a sua inserção na sociedade, bem como a dimensão crítica e política que ela adquire quando desvendada sua ideologia. Para que o aluno, futuro cidadão, consiga absorver essa visão crítica e política da realidade, é necessário que seu percurso na escola seja repleto de conteúdos, atitudes e aprendizagens significativas, ou seja, contextualizadas em sua realidade social, como afirma Candau (1982, p.15), “[...] se todo processo de ensino aprendizagem é ‘situado’, a dimensão político-social lhe é inerente”.

O principal responsável por articular todos esses fatores no processo educativo será o professor. Neste ponto chegamos ao auge de nossa “discussão”, o professor está preparado para aplicar e buscar novos conhecimentos (bem como os que possuem) de modo a intervir no processo de ensino, possibilitando as melhores maneiras para ocorrer à aprendizagem, bem como permear nessas atitudes as dimensões críticas e política, que didática possui o professor? Muitos outros aspectos participam destas questões, como formação, realidade, compromisso profissional e político, amor, enfim, a didática é regida por todas essas dimensões entre outras, caracterizando-a. A formação do educador se constitui num dos principais pontos, pois é por meio dela que o professor buscará subsídios para o exercício de sua função.

A frustração é o mais comum sentimento que o professor iniciante tem quando

“pisa” em uma sala de aula. Este percebe não se sentir (na verdade não está) preparado 14 suficientemente para lecionar, e que a realidade (prática) está muito distante do que aprendeu em sua formação (teoria). Há casos em que o professor possui somente o conhecimento científico, e outros que conhecem apenas as técnicas de ensino, como afirma Candau (1982, p. 20) “[...]se um enfatiza o processo, o outro o produto”.

Há uma dicotomia das dimensões da Didática, a teoria versus prática, no decorrer deste trabalho demonstraremos à supervalorização de outras dimensões da didática.

Inicialmente essa separação gerou críticas em torno da teoria, alegando-se que nos cursos de formação de professores aprendiam-se “muitos conteúdos e nenhuma prática”. Devido a essas alegações o foco da formação docente recaiu sobre a prática o que gerou uma concepção de que o bom professor seria aquele

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com