TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dissertação Sobre Educação A Distância

Artigos Científicos: Dissertação Sobre Educação A Distância. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2014  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Disciplina: Políticas Públicas Para o Ensino Superior a Distancia e a Legislação Educacional Vigente.

Texto Dissertativo: Educação a Distancia

O ensino a distancia é um curso onde possibilita uma excelente aprendizagem, onde acontece uma distancia entre professor e aluno, em que o professor torna-se intercessor dos entendimentos coletivos ao em vez de ministrador direto dos conhecimentos. Normalmente os alunos da EAD são de mais idade, pois eles têm um nível de maturidade mais elevado do que os mais jovens, mas nem por isso os jovens não podem tentar este tipo ensino apenas deve-se ter responsabilidade que essa modalidade requer.

Por ser um curso a distancia com certeza deve estar sempre atento pois de fato deve haver muita disciplina e deve-se ter muito cuidado para não deixar as atividades se acumularem pois será difícil correr atrás do prejuízo futuramente mas para quem esta disposto a estudar não a barreiras. Esse tipo de curso nos propõe uma forma diferente de ensinar e aprender, onde o aluno deve se doar muito para maior desempenho, pois é ele quem deve estipular seu horário de estudo e também para maior auxilio usa-se alguns tipos de ambientes virtuais como fóruns, chats, videoconferências via satélite e e-mails para unir professores e alunos para que possamos ter maior desempenho e garantir a interatividade dos alunos. Os trabalhos são realizados em grupos e individualmente havendo troca de idéias entre os colegas através da rede, aprofundando conhecimentos e trocando informações com os colegas.

Para quem mora longe de um ambiente educacional a EAD parece ideal, pois auxilia muito na vida de quem trabalha durante todo o dia ou não pode ir à aula diariamente por motivo de deficiência que prejudica a locomoção e que antes não tinha a oportunidade de fazer o ensino superior agora não pensa duas vezes para ingressarem nessa modalidade de ensino. Por isso ela tem adquirido tanto espaço, pois ajuda quem queria e não podia realizar o ensino superior.

A educação a distancia já foi muito descriminada pela sua forma de aprendizagem, mas atualmente ela é tão considerada eficiente quanto à modalidade presencial.

Podemos perceber que a EAD esta evoluindo muito, pela aprovação das leis que a beneficia para que possamos ter uma educação valorizada.

A legislação que torna de acordo com as regras a educação a distancia no Brasil foi determinada pela lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei n 9.394/96) onde se exige algumas atividades complementares obrigatórias por lei como: estágios, atividades em laboratórios se for o caso, provas finais, entre outros. O curso de ensino a distancia deve ter a mesma duração da modalidade presencial, entre outras obrigações que devem ser seguidas. De acordo com o Art. 80 da LDB, o Poder Público deve incentivar o desenvolvimento e a veiculação de propagandas de ensino a distância em todos os níveis e modalidades de ensino, bem como de educação continuada.

Segundo leituras realizadas no Livro Introdução a Distância da Formação de Professores – EAD, a promulgação da Lei n° 9.394/96 e da criação da Secretaria Especial a Distância (SEED), vinculada ao Ministério da Educação foi criada em 1996, com a missão de atuar como agente de inovação dos processos de ensino aprendizagem e entre os seus objetivos destaca-se o de formular, e implantar políticas públicas e programas de educação a distância (EAD), visando à universalização e à democratização do acesso à informação, ao conhecimento e à educação; incrementar pesquisas e inovações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com