TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade, Inclusão E Projeto Político Pedagógico

Pesquisas Acadêmicas: Diversidade, Inclusão E Projeto Político Pedagógico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  1.271 Palavras (6 Páginas)  •  850 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................4

2.1 ANALISE DO PPP ...............................................................................................5

3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................6

1 INTRODUÇÃO

Pensar a diversidade e a inclusão é pensar a educação como ferramentas de transformação. Refletir sobre educação e diversidade na escola é colocar em pauta o processo de desenvolvimento humano integral e sobre a democratização do saber. Isso implica no processo de ensino-aprendizagem singular, crítico, dinâmico e desafiador, que considere as diferentes culturas, ritmos e níveis de desenvolvimento dos alunos e que promova efetivamente a inclusão social.

É neste contexto de diferenças e diferentes que a escola deve repensar sua estrutura para agregar, de forma mais contextualizada, os projetos especiais constituídos da Educação Ambiental, Educação Indígena, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Diversidade Étnico Racial, Diversidade Sexual, e assegurar as crianças, jovens e adultos, o direito a ter direitos e a aquisição de saberes para o exercício da cidadania.

A escola não é mais a mesma, aquele espaço homogeneizado, em que se via ou atendia apenas crianças tidas como normais. Com o crescimento do discurso da inclusão e diversidade, cada vez mais se vê surgir na sociedade uma nova escola, mais aberta, diversa e integral, tornando o espaço escolar mais colorido e rico em aprendizagem. A entrada da criança com necessidades educativas especiais na escola, verdadeiramente representou um marco social, fruto de uma enorme conquista histórica, como se verá adiante, todavia ainda há muito há fazer para a construção de uma escola efetivamente inclusiva e comprometida com a diversidade.

O projeto político pedagógico vem sendo construído e propondo novos caminhos, para uma escola diferente. Todas as questões que envolvem o fazer pedagógico e suas relações com o currículo, conhecimento e com a função social da escola, obriga a um pensar e uma reflexão contínua de todos os envolvidos neste processo e seus conflitos.

Conflitos estes que estão presentes no espaço escolar, nas relações pessoais, no confronto das idéias, e também do surgimento de novas concepções, das dúvidas e da necessidade do diálogo entre os sujeitos aprendentes (professores, pais, alunos...).

2 DESENVOLVIMENTO

ENTREVISTA

1) A escola desenvolve projetos sobre a diversidade e a inclusão? Quais? Conte-nos um pouco sobre a proposta dos projetos.

Sim. Projeto Somos Todos Diferentes... Somos Todos Seres Humanos, Projeto Diversidade na Escola, Projeto Menina do Laço de Fita, Projeto Incluir entre outros.

Os projetos desenvolvidos na escola visam sensibilizar, socializar, interagir e conscientizar todos da escola e comunidade escolar sobre o direito a educação de qualidade, respeito às diferenças, através de parcerias que favoreçam a verdadeira inclusão escolar, visando o enriquecimento das práticas docentes e a aprendizagem dos alunos, bem como a autoestima dos mesmos.

2) Como o preconceito, a descriminação e o bullying são tratados na escola? Como você tem orientado os professores?

Apesar dos esforços, juntamente com os profissionais da educação para promover uma cultura de respeito e um ambiente de aprendizagem contínua, percebe-se uma tendência crescente de assédio entre pais.

Orientei-os para trabalharem com os alunos na construção de valores de convivência, realizando assembleias, dinâmicas de trabalhos grupais, organizando atividades para debater temas como a discriminação, inclusão, tolerância entre outros, uma vez que é um conteúdo transversal a toda disciplina formal. Assim sendo, as crianças reconhecerão as consequências negativas e destrutivas da violência e do abuso, tanto para elas quanto para os demais. Esse trabalho acontecendo de fato possibilitará mudanças necessárias para que a escola seja um espaço de confiança, um lugar para liberdade, alegria e prazer da produção de conhecimento.

3) A escola oferece o atendimento educacional especializado através das salas de recursos multifuncionais?

A escola em que trabalho oferece sim o AEE (Atendimento Educacional Especializado) através de uma sala de recursos multifuncionais.

4) O PPP é construído e realimentado com frequência por meio de um trabalho coletivo?

O PPP foi construído com a participação coletiva da equipe escolar e comunidade escolar. Não é realimentado com frequência, pois encontramos resistência na participação e execução das ações de determinados profissionais, família, articuladores, orientadores para realizarem um trabalho que vise melhoria na qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos.

2.1 ANÁLISE DO PPP

O Projeto Político Pedagógico da escola contempla o AEE (Atendimento Educacional Especializado) como uma das dimensões da escola das diferenças. Nesse sentido é preciso planejar, organizar, executar e acompanhar os objetivos, metas e ações traçadas, em articulação com as demais propostas da escola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com