TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista sobre o desenvolvimento de projetos sobre diversidade e inclusão

Artigo: Entrevista sobre o desenvolvimento de projetos sobre diversidade e inclusão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  Artigo  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A diversidade é um conceito amplo e que abrange várias linhas de pensamento, sendo que alguns aspectos e costumes visíveis de um povo podem definir facilmente sua origem cultural. Existem povos que mantém suas tradições desde tempos remotos, através de experiências vividas com seus antepassados, fatos históricos ocorridos, entre outros.

Mas as diferenças não se limitam apenas aos costumes ou tradições, elas também acontecem em aspectos físicos ou intelectuais, e estes são os que mais motivam os projetos de inclusão, tanto social quanto educacional.

Embora a sociedade Brasileira seja miscigenada em todos estes aspectos, a reação humana em relação à diversidade ou ao diferente ainda pode ser marcante. Mesmo em uma época tão pluralista, onde se enfatiza a inclusão e a luta contra preconceitos ou paradigmas, ainda existem barreiras que atrapalham o bom desenvolvimento e a evolução do ensino.

Os projetos de inclusão mostram uma educação que deve ser capaz de ensinar e capacitar não apenas os alunos que têm fácil acesso ao conhecimento, mas também aqueles que possuem limitações ou dificuldades, sendo o educador um dos principais facilitadores para que tais projetos não permaneçam apenas na teoria, mas sejam realmente colocados em prática atingindo assim os objetivos propostos.

Além do educador, o pedagogo atua diretamente neste assunto, especialmente aquele que é responsável por desenvolver o planejamento dos conceitos que serão trabalhados durante o ano letivo, sendo estes expostos no Projeto Político Pedagógico, que é o guia para que a instituição obtenha resultados positivos e motivadores.

DESENVOLVIMENTO

Seguindo o roteiro proposto para o presente trabalho, visitei uma escola municipal de ensino fundamental E. E. E. F. Alexandre de Gusmão, onde os profissionais do ambiente escolar foram muito atenciosos e prestativos, e responderam à entrevista de forma objetiva.

Desde o momento que entrei na escola pude perceber detalhes que demonstram as atividades de inclusão na escola, pois possui na calçada material para que deficientes visuais possam se localizar, as placas acima das portas das salas possuem seus respectivos nomes em português e em libras, possui rampas de acesso e murais coloridos com frases motivadoras relacionadas à inclusão e sociedade.

O primeiro conceito em pauta indagava sobre o desenvolvimento de projetos sobre a diversidade e a inclusão, e ao afirmar que a escola trabalha constantemente estes temas com os alunos, relataram que o principal meio utilizado para tal são as palestras, sendo que no dia anterior à minha visita receberam o comandante que palestrou, entre outros assuntos importantes, sobre a inclusão.

A segunda pergunta é sobre as ferramentas que são utilizadas para combater a discriminação, o preconceito e o bullying, ao que obtive respostas positivas, relatando que também tratam estes assuntos através de palestras, mas aplicam principalmente através de disciplinas como Sociologia e Educação Religiosa, onde as atividades em sala enfatizam tais temas e existe diálogo direto com os alunos, obtendo assim resultado objetivo.

O terceiro questionamento foi sobre o atendimento educacional especializado com o auxílio da sala de recursos multifuncionais, momento em que fiquei feliz em saber que a escola dispõe da sala para atender alunos especiais, entre eles alguns com Hiperatividade, um Autista, um com Síndrome de Down e três surdos, sendo que dentre eles uma aluna estava usufruindo dos recursos da sala, e fui convidada a ir até lá para conhecer.

Encontrei uma sala repleta de objetos que vislumbram as crianças, brinquedos educativos, dicionários de libras, computador para auxiliar no desenvolvimento e o mais importante, tudo sendo colocado em prática. A aluna presente estava aprendendo Libras, é o seu primeiro ano na escola e a mãe dela também estava presente para aprender, pois é de extrema importância para facilitar e aperfeiçoar o uso desta linguagem; a intérprete atua com a aluna na sala de recursos e também em sala de aula.

Sobre o PPP e a frequência com que o mesmo é atualizado e renovado, obtive a prova disso, pois o mesmo está sendo atualizado e realimentado pela equipe pedagógica, que tem se reunido e tratado sobre as mudanças necessárias para avançar ainda mais e proporcionar educação adequada e de qualidade.

Enquanto observava atentamente às respostas, percebi que a referida escola realmente está atenta e com o propósito de incluir e capacitar alunos com esforço e dedicação.

Analisando o PPP da escola e os tópicos que o compõem, é possível identificar os temas complexos e também aqueles mais delicados, que podem ser considerados novos em relação aos assuntos que eram tratados anteriormente no espaço educativo, pois há algum tempo poderíamos não encontrar tanto empenho por parte dos educadores em tratar de temas como as diferenças existentes entre alunos ou o já conhecido Bullying.

Organizado de forma didática com o intuito de favorecer a metodologia da instituição e também facilitar a utilização das informações ali contidas, o Projeto Político Pedagógico em questão abrange a área pedagógica da escola e também não deixa de lado os aspectos políticos e da cidadania, seguindo assim os preceitos que são indispensáveis para tal.

Os projetos ou planos para o ano letivo que estão pautados no PPP realmente são executados, demonstrando responsabilidade por parte dos gestores e compromisso com a sociedade, pois elaborar métodos para trabalhar assuntos delicados na escola é importante, mas coloca-los em prática é essencial.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A escola tem o poder de proporcionar aos alunos um ambiente agradável e que incentive os mesmos a ter mais interesse pelo ensino, e para que isso possa ser possível basta ter um bom planejamento e organização, que são possíveis através do empenho dos profissionais presentes, que devem ser responsáveis, dedicados e colaborar com a gestão da escola.

As diferenças não podem ser obstáculos na aprendizagem dos alunos, na verdade elas devem ser trabalhadas de forma a proporcionar um ambiente que incentive o respeito ao próximo e um bom desenvolvimento como cidadãos, além de proporcionar desempenho escolar adequado para as necessidades de cada aluno.

Depois de planejar e organizar, basta colocar em prática os projetos e executá-los da melhor maneira possível, garantindo que os objetivos serão alcançados e que os resultados serão gratificantes.

...

Baixar como  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »