TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE EXPRESSA NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, QUANTO A "DIVERSIDADE E INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Pesquisas Acadêmicas: ANÁLISE EXPRESSA NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, QUANTO A "DIVERSIDADE E INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  2.032 Palavras (9 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE PEDAGOGIA

MAURIZA MEIRA DE OLIVEIRA SOUZA

ANÁLISE EXPRESSA NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, QUANTO A “DIVERSIDADE E INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS”.

GUARULHOS-SP

2014

MAURIZA MEIRA DE OLIVEIRA SOUZA

Trabalho apresentado ao curso (Pedagogia) da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Educação Inclusiva e Libras; Pedagogia em Espaços Escolares e Não Escolares; Educação e Tecnologia em Educação; Cidadania, Diversidade: Relações Étnico-Raciais; Seminário Interdisciplinar III.

Orientadores: Edilaine Vagula; Sandra Vedoato; Vilze Vidotti; Cyntia Simioni; Fabio Luiz e Carlos Eduardo Gonçalves.

.

GUARULHOS-SP

2014

INTRODUÇÃO

A relação entre diversidade inclusão vem durante muito tempo sendo examinadas e debatidas, especialmente no que diz respeito a políticas públicas e projetos pedagógicos que realmente inclua os alunos necessidades educacionais especiais nas escolas, não seria demais lembra, que muitos avanços foram atingidos ao longo dos anos, pois na atualidade já foram feitas algumas leis que dão respaldo para que essas crianças sejam incluídas ao processo educacional; o que constitui certo avanço nas políticas públicas educacionais; A atual lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDBEN) – LEI nº 9.394 \ 96 no artigo: 37 asseguram: “[...] oportunidades educacionais apropriadas, considerados as características do aluno, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames’’. em 1999, o decreto nº 3, 298, que regulamenta a lei nº 7, 853 \ 89, ao dispor sobre a política nacional para integração da pessoa portadora de deficiência, define a modalidade transversal a todos os º níveis de ensino, enfatizando a atuação complementar da educação especial do ensino; as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, resolução CNE \ CEB nº 2 \ 2001, no artigo 2º determina que em decorrência destas novas leis que norteiam a educação é necessária que as escolas construam um projeto político pedagógico baseado na inclusão e na diversidade, e nas principais das leis que o regem.

Ao poder público e seus órgãos cabe assegurar às pessoas portadoras de deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive dos direitos à educação [...] [além da] c) oferta, obrigatória e gratuita de educação especial em estabelecimentos públicos de ensino [...] [e também] f)a matricula compulsória , em cursos regulares de estabelecimentos públicos e particulares, de pessoas portadoras de deficiência capazes de se integrarem no sistema regular de ensino (BRASIL, 1989).

Partindo dessa premissa segundo a finalidade e o caráter do projeto político pedagógico em exercer a democracia e a integração social, esse trabalho terá como objetivo analisar de forma este documento expressa essa temática.

DESENVOLVIMENTO

Entrevista:

O currículo do educador Thiago Antônio Pereira do Vale, graduado em licenciatura plena pela UNIFESP- Universidade Federal de São Paulo em 2010. Licenciatura em Pedagogia - habilitação em séries iniciais do Ensino Fundamental. Atua na escola (EPG) Escola da P refeitura Guarulhos – Nelson de Andrade, sendo professor do 4º ano do Ensino Fundamental I concedeu uma entrevista no dia 30 de abril de 2014 no qual pode esclarecer algumas perguntas dando o seu ponto de vista sobre a diversidade, inclusão e projeto político pedagógico.

A escola desenvolve projetos sobre a diversidade e a inclusão? Quais? Conte-nos um pouco sobre a proposta dos projetos.

Thiago Antônio. - A escola não desenvolve um projeto especifico sobre diversidade e inclusão , mas temos alguns alunos portadores de necessidades especiais que frequentam as turmas regulares. Além disso toda a rede municipal de Guarulhos tem como documento norteador o Quadro de Saberes Necessários: Proposta Curricular ( que está disponível para download em : HTTP://www.guarulhos.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=691&Itemid=378 ) onde o respeito a diversidade é um tema a ser contemplado em todas as etapas da escolarização.

Como o preconceito, a discriminação e o bullying são tratados na escola? Como você tem orientado os professores?

Thiago Antônio. _ Normalmente nos tratamos do tema no inicio do ano ao combinar com os alunos as regras da sala nós defendemos o respeito aos colegas como uma das regras mais importantes. Abordamos também em rodas de conversas com alunos, ao longo do ano. Há também sequência didáticas especificas que cada professor elabora que pode conter atividades de observação e discussão a respeito de bullying e discriminação. Em casos mais graves nos professores solicitamos a intervenção do coordenador pedagógico e ocasionalmente, em casos recorrentes os pais são chamados para conversar conosco a respeito do tema.

A escola oferece o atendimento educacional especializado através das salas de recursos multifuncionais?

Thiago Antônio _ Na prefeitura de Guarulhos temos algumas escolas que são polo de Atendimento de Educacional Especializado e estas escolas polo se distribuem de forma que cada escola polo possa atender a demanda das demais escolas no entorno. A EPG Nelson de Andrade não oferece AEE na escola, o que temos são alunos que necessitam deste atendimento que frequentam as salas regulares e que são encaminhados para o núcleo de inclusão da nossa secretaria de educação. A partir deste encaminhamento, a criança passa a receber fora do deu horário de aula o AEE em outra escola que seja polo de AEE.

O PPP é construído

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com