TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Documentário meninas

Por:   •  20/5/2015  •  Resenha  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  1.118 Visualizações

Página 1 de 2

Documentário Meninas: gravidez na adolescência

No documentário a diretora Sandra Werneck, retrata a história de quatro meninas, que aprendem a lidar com a gravidez precoce. Situação vivenciada por muitas adolescentes no Brasil. O documentário de passa no Rio de janeiro onde se é relatada a história de quatro adolescentes, sendo elas: Evelin, a mais nova protagonista tendo apenas 13 anos. Evelin é uma menina muito vaidosa, gosta de bailes funks. Engravidou do seu namorado que recentemente saiu do tráfico de drogas. Mora na favela da Rocinha com sua mãe e um irmão.

Luana, 15 anos, vive no morro dos macacos com a mãe e mais quatro irmãs. Ela afirma que sua gravidez foi planejada, pois ela falava com seu namorado que queria muito um filho por ter a experiência de cuidar das suas irmãs mais novas. O namorado dizia ser cedo, porém não se preveniam.

Edilene, 14 anos, mora em Engenheiro Pedreira junto com sua sogra, engravidou do namorado de 21 anos Alex. Edilene afirma que ao nascer seu filho, vai voltar para a casa de sua mãe, que também está gravida e tem só uns meses de diferença da filha.

Joice tem 15 anos, mora em Engenheiro Pedreira com os pais e seu irmão. A gravidez de Joice representa o fim de seu sonho de entrar na Marinha. Joice diz ser apaixonada pelo pai de sua filha, o Alex, porém este diz ser apaixonado por Edilene. Um verdadeiro triângulo amoroso.

A semelhança entre elas é o fato de serem basicamente da mesma faixa etária, classe baixa e moradoras de favelas, o que se percebe também é a falta de estrutura familiar.

A gravidez precoce pode estar relacionada com diferentes fatos, desde formação psicológica,estrutura familiar e baixa autoestima. Por isso, o apoio da família é tão importante, pois a família é a base que poderá proporcionar compreensão, diálogo, segurança, afeto e auxílio para que tanto os adolescentes envolvidos quanto a criança que foi gerada se desenvolvam saudavelmente. Com o apoio da família, aborto e dificuldades de amamentação têm seus riscos diminuídos. Alterações na gestação envolvem diferentes alterações no organismo da jovem grávida e sintomas como depressão e humor podem piorar ou melhorar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com