TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Docência,família E Curriculo

Dissertações: Docência,família E Curriculo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2014  •  218 Palavras (1 Páginas)  •  433 Visualizações

Docência, Família e Currículo.

Atualmente muito se tem relatado sobre essa nova concepção de escola, como um sistema formador de indivíduos pensantes, autônomos e críticos, capazes de exercerem sua própria cidadania.

Pergunto-me como fazemos isso em uma sociedade marcada por pessoas com culturas, etnias, classe social, religião, entre outras, tão diferentes. Simples, cabe à escola estar aberta para todos os educandos e estar preparada para trabalhar e incorporar no currículo as experiências, os conhecimentos prévios e as aprendizagens que seus alunos trazem consigo.

Enquanto à escola permanecer sendo um lugar dominado pelas classes dominantes, por professores que não sabem o porquê de exercerem sua profissão e os pais deixarem se alienar por uma prática destorcida de sua realidade, continuaremos formando educandos mercantilizados.

Por fim a relação dos professores, dos pais e do texto do meu ponto de vista é: Os professores precisam aprender a valorizar sua formação, seus saberes e conquistas ao longo dos anos, aos pais cabem compreenderem o trabalho como prática educativa capaz de transformar a realidade em que vive, e o texto relata a suma importância de um currículo que incorpore os conhecimentos, realidade e diferenças de cada aluno, para que assim possamos emancipar nossos educandos, tornando-os cidadãos atuantes sobre sua realidade, seus deveres e direitos.

REFERÊNCIAS

ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com