TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças De Pele

Trabalho Escolar: Doenças De Pele. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  1.767 Palavras (8 Páginas)  •  3.122 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 AS PRINCIPAIS DOENÇAS DE PELE 4

2.1 ACNE: CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO...................................................4

2.1.1.PSORÍASE:CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO........................................6

2.1.1.1 CÂNCER DE PELE: CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO.......................8

2.1.1.1.1ENVELHECIMENTO CUTÂNEO:CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO..9

3 CONCLUSÃO..........................................................................................................10

REFERÊNCIAS..........................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

O atual trabalho teve como estudo as doenças de pele relacionadas ao cotidiano de um centro de estética.

Atualmente é um tema que nos leva a pesquisar sobre as influências e variáveis que cercam os centros de estéticas pelo Brasil e suas tendências quanto à saúde.

Dessa forma, enfatizamos o órgão no qual aqui será o mais importante, ou seja, a pele. Pois é o maior órgão do corpo humano e a primeira barreira contra agressões externas, sendo que a sua principal função é proteger nosso corpo.

Atualmente a procuro pelo belo e perfeito vem aumentando diariamente, isto significa um grande aumento nos centros de estética e um grande aprofundamento dos especialistas em se aperfeiçoarem nas suas áreas.

Portanto, com o aumento da procura em centros de estética pelo corpo perfeito nos fez pesquisar sobre as principais doenças de pele, que por sua vez se tornam a vilã da história da dermatologia.

Neste trabalho apresentam-se três capítulos sendo eles, introdução, na qual foi relatado um breve resumo acerca da temática, seguindo do primeiro capitulo, “As principais doenças de pele” que teve por intuito introduzir as doenças mais relevantes vistas num centro de estética, e por seguinte, no subcapitulo relatou-se as principais doenças de pele: acne, psoríase, câncer de pele e envelhecimento cutâneo. Por fim concluiu-se o trabalho dando ênfase nas doenças relatadas assim como as prevenções a se seguir, deixando bem claras reflexões acerca da temática.

2. AS PRINCIPAIS DOENÇAS DE PELE

Em estudos levantados acerca do tema, o presente trabalho vem relatar as principais doenças de pele.

De acordo com Ribeiro (2013) a pele é o maior órgão do corpo humano, com estrutura e funções bem complexas. É nossa primeira barreira contra agressões externas, tendo como uma de suas funções a proteção do organismo.

Portanto, as doenças de pele por sua vez são frequentemente encontradas na população em geral e muitas das vezes trazem consequências relevantes à população. Tais como, o próprio preconceito contra o próximo e o isolamento social, diminuição da autoestima, depressão, estresse entre muitos outros fatores que intensificam as causas das doenças de pele.

Por outro lado, a cada dia a área da estética e beleza vem crescendo e oferecendo opções de tratamento, proporcionando a população um bem estar e felicidade.

2.1 ACNES: causas, sintomas e tratamento.

A acne é uma condição da pele que ocorre quando os folículos capilares tornam-se conectados com a oleosidade e células mortas da pele. Aparecendo mais comumente no rosto, pescoço, peito, costas e ombros.

Segundo Ribeiro (2013) a acne é uma doença inflamatória crônica, que acomete em sua maior parte adolescente do sexo masculino, tendo seu inicio na puberdade. Ela não apresente uma evolução rápida e tem acometido adultos em fase produtiva, pode levar a importante consequência psicossocial como baixa autoestima, isolamento e depressão.

A acne é caracterizada por comedões (chamados popularmente de cravos), nas formas mais graves, por abscessos, cistos e cicatrizes em graus variáveis. Sendo que sua gravidade é variável existindo casos mais simples, quase imperceptíveis, até os mais graves, devendo o tratamento ser realizado pelo dermatologista.

As principais causas da acne são os elevados índices de hormônios, causando mudanças nas glândulas da pele, ocasionado a liberação de óleo, ou seja, o sebo, sendo que tal óleo surge para proteger a pele e deixa-la úmida.

Dessa forma, a acne se inicia após o óleo se misturar com as células mortas obstruindo os poros, não deixando que a pele respire corretamente. Isto se pode chamar espinhas.

Três fatores contribuem para a formação de acne em adolescentes e adultos:

• Superprodução de sebo na pele

• Concentração de células mortas da pele, resultando em irritação dos folículos pilosos

• Acúmulo de bactérias.

Visando a melhoria da acne em tratamentos em centros de estética, um dos principais tratamentos é a limpeza de pele que por sua vez, são recomendadas e podem ser realizadas, desde que sejam feitas por um profissional que atue na área da estética.

No entanto se a gravidade das lesões forem graves e intensas recomenda-se que o profissional da estética indique que o paciente procure por um tratamento médico, preferencialmente dermatologista, para que seja realizada uma abordagem multiprofissional.

Assim o tratamento da acne visa minimizar a formação de cicatrizes, melhorar a aparência, a autoestima e diminuir o desconforto físico desencadeados pelas lesões.

2.1.1 PSÓRIASE: causas, sintomas e tratamentos.

A psoríase é uma doença comum da pele que causa vermelhidão e irritação. A maioria das pessoas com psoríase tem a pele vermelha e grossa com placas escamosas branco-prateadas.

É uma doença muito comum podendo afetar pessoas de qualquer idade, mas aparecem mais frequentemente entre os 15 e os 35 anos.

É uma doença dinâmica, que se exacerba e regride em intensidade através de toda vida. Afeta a pele unhas e cabelos, sendo as áreas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com