TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças De Pele

Pesquisas Acadêmicas: Doenças De Pele. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2014  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

2 DOENÇAS DE PELE

A pele é considerada o maior órgão do corpo humano e é formada por tecidos mesodérmicos e ectodérmicos e dividida em três camadas distintas: epiderme, derme e hipoderme.

Sabe-se que a pele exerce várias funções importantes entre elas a proteção contra agentes químicos, físicos e biológicos. Como órgão sensorial regula a temperatura, exerce função no sistema imunológico, faz síntese da vitamina D, impede perca de água e proteínas para o exterior, etc.

No ponto de vista estético é necessário atenção à pele nos casos de distúrbio dermatológico e ao profissional esteticista cabe a identificação das características da pele, além de reconhecer os sinais e sintomas presentes.

Analisaremos aqui as doenças de pele comuns em centros de estética: acne, psoríase, câncer de pele, envelhecimento cutâneo e herpes.

ACNE

De acordo com Araguaia (Sd), a acne é uma doença inflamatória crônica a acne pode aparecer em diferentes níveis, a de primeiro grau as que o paciente apresenta cravos; já as de segundo, cravos e espinhas inflamadas e com pus. Acne de terceiro grau se manifesta com espinhas internas; as de quarto, com cravos e espinhas unidos entre si, formando canais; e, finalmente, as de quinto, surgem repentinamente, acompanhadas de febre, leucocitose, dores nas articulações, dentre outros sintomas.

As principais causas da acne são: tensão emocional, alimentação, fator hereditário e ciclo menstrual.

Os mecanismos fisiopatológicos da acne são: Hiperqueratinização folicular, produção de sebos pelas glândulas sebáceas, colonização de bactérias e inflamações. Dessa forma, os fatores que predispõem a doença é o contato com substancias comedogenica através do uso de cosméticos oleosos, os fatores de estresse, alimentos calóricos e gordurosos e a intensa exposição solar.

PSORÍASE

A psoríase é a principal causa de pele com vermelhidão e irritação, sendo que a maioria das pessoas que possuem a doença tem a pele vermelha e grossa com placas escamosas branco-prateadas. É uma doença relativamente comum, crônica e não contagiosa.

A psoríase é uma doença transmitida geneticamente e se desenvolve quando os linfócitos T (células responsáveis pela defesa do organismo) começam a atacar as células da pele. Esse ciclo faz com que as células mortas não consigam ser eliminadas eficientemente, formando manchas espessas e escamosas na pele e necessita de tratamento para impedir que os ciclos continuem.

As principais causas da doença estão ligadas a fatores psicológicos, estresse, exposição ao frio, uso de determinados medicamentos e ingestão de bebidas alcoólica.

Os mecanismos fisiopatológicos são o aumento do “turnover” celular, anomalias na transdução intracelular e dos gens.

A doença tem como fatores que a predispõe a questão genética e o histórico familiar, o estresse, friagem, obesidade, tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas.

CANCER DE PELE

De acordo com Varela 9Sd), uma das doenças de pele mais grave é o câncer de pele, causado pelo crescimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com