TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dogmatismo

Tese: Dogmatismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  Tese  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 4

Um local onde frequentam pessoas com costumes e manias diferentes, onde cada um traz dentro de si, um conhecimento diferenciado, que será expressado ao longo dos dias com a convivência dos amigos, denomina-se como escola. Onde o relativismo se encontra presente.

Podemos citar como exemplo: dois alunos que estudavam juntos à 3 anos e tinham a mesma idade, onde um tinha mais facilidade para aprender, enquanto o outro tinha um grau enorme de dificuldade em entender o que era passado pelo professor.

No ano seguinte, um dos amigos não conseguiu mais acompanhar o ritmo das aulas, e acabou sendo retido no ano escolar. Os anos foram se passando e ele continuou retido por dois anos seguidos. Então o professor cansado de ver o aluno ali, naquela situação, chegou a ele e simplesmente disse:

_ Acho melhor você parar de estudar, já são 3 anos perdidos, e nada de você progredir.

Foi um susto para o aluno ouvir essas palavras, pois no momento como esse, ele deveria receber apoio e motivação, não uma opinião crítica como essa.

Passaram-se alguns dias, o professor percebeu que o aluno começou a desenvolver mais seus conhecimentos. Imediatamente o professor procurou saber como isso pôde acontecer, sem saber que era uma força externa que afetou o garoto no passado, pois ele havia perdido o pai em um acidente, e isso o fez sofrer muito afetando assim seu desenvolvimento escolar. E com o tempo ele reagiu superando o que havia acontecido no passado,e conseguiu virar essa página de complicações.

E então, o professor que viu o garoto desolado sem ânimo para os estudos, se deparou com um garoto inteligente, e com força de vontade.

E com essa história, podemos ver que nada fica como é pra sempre, nada e nenhuma situação permanece para sempre, onde às forças externas mudam e transformam uma confirmação baseada na verdade, e vemos que nenhuma verdade é absoluta, onde o externo mudam as coisas.

Subjetivismo na educação

Um exemplo bem clássico pode ser mencionado, o aluno que muitas vezes agi de uma forma em casa junto aos pais e quando este esta na escola é totalmente diferente.

Os pais veem no filho um exemplo e que tudo o que acontece é culpa do meio escolar, se as notas não estando indo bem a culpa é do professor que não é capacitado para ensinar esse aluno, se acaso aconteça alguma briga ou confusão estão tramando contra o seu filho. Certa vez uma professora questionou sobre o comportamento de umaluno em sala de aula, o aluno do 1º ano do ensino médio, tinha 15 anos de idade não fazia os deveres na sala de aula e nem os que eram para ser feito em casa, a mãe simplesmente passou a mão na cabeça do menino e ficou por isso mesmo, resultado o aluno ficou retido no 1º ano.

Introdução

Serão abordados neste trabalho as correntes do conhecimento filosóficos que estudamos e debatemos em sala de aula, e conforme o entendimento é colocado um exemplo referente à educação a cada tema estudado.

Dogmatismo

Dogmatismo é a tendência de um indivíduo, de afirmar ou crer em algo como verdadeiro e indiscutível, e é um termo muito utilizado pela religião e pela filosofia. O dogmatismo ocorre quando uma pessoa considera uma verdade absoluta e indiscutível,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com