TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contra As Formas De Dogmatismo

Monografias: Contra As Formas De Dogmatismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 2

O autor Marcelo Gleiser apresenta no texto a critica que Marilynne Robison faz a dois cientistas, colocando como o tema principal o dogmatismo.

Em sua critica ela expressa em seus argumentos que a ciência não é o único modelo explicativo válido, e que sua visão de mundo é incompleta.

No mundo de hoje podemos ver varias formas de dogmatismo, umas delas colocadas no texto é a ciência e religião. E na sociedade existe muito disso já que tem pessoas que afirma ou crer em algo, colocando como verdade absoluta, sem ao menos essas verdades serem revisadas ou criticadas.

No caso da ciência é realmente um exagero achar que tudo o que ela diz é uma verdade absoluta, já que a ciência é composta por teorias e essas teorias sempre podem estar mudando. Um bom exemplo disso é que há séculos atrás existiam varias teorias que hoje através de vários estudos foram descartadas, o mesmo vale para a religião que tinha como crença de que o mundo era quadrado, e é obvio que isso não é mais válido.

Levando em conta tudo isso, acredito que o mínimo que as pessoas devem fazer é aprender a questionar as coisas que vem até elas e ter um senso critico, é errado o ser humano achar que tudo que é dito é uma verdade, precisamos aprender a diferenciar o que é uma teoria ou crença de uma verdade indiscutível. Até mesmo filósofos como Platão e Aristóteles, se recusavam a acreditar em alguns fatos que eram ditos como verdade.

O mundo não é somente aquilo que percebemos ser,o mundo é muito mais do que imaginamos por isso precisamos questionar as coisas que são estabelecidas na sociedade, não só isso mas questionar nossas ideias e opiniões, como o famoso preceito de Sócrates dizia “ Só sei que nada sei”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com