TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dogmatismo

Resenha: Dogmatismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Resenha  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  705 Visualizações

Página 1 de 2

Termo usado pela filosofia e pela religião, dogmatismo é toda doutrina ou atitude que afirma a capacidade do homem de atingir a verdade absoluta e indiscutível.

Na filosofia é o pensamento contrário à corrente do ceticismo, que contesta a possibilidade de conhecimento da verdade. O dogmatismo filosófico pode ser entendido de três formas: a possibilidade de conhecer a verdade, a confiança nesse conhecimento e a submissão a essa verdade sem questionamento. Mas, a filosofia em si é cheia de questionamentos, o que leva a alguns filósofos a não aceitar o dogma religioso. Desde a Antiguidade existem filósofos dogmáticos, que se recusam a crer nas verdades estabelecidas. Eles se baseiam em suas próprias conclusões sobre um determinado assunto, e delas vêm a surgir dúvidas e novas formas de ver e discutir o assunto.

Com Immanuel Kant o termo adquire novo sentido. Para Kant, o dogmatismo é "toda atitude de conhecimento que consiste em acreditar na posse da certeza ou da verdade antes de fazer a crítica da faculdade de conhecer". Dentro do dogmatismo podemos distinguir duas variantes básicas. No dogmatismo ingênuo nós acreditamos no que vemos, cremos que sem grandes dificuldades percebemos o mundo tal qual ele é. Já no dogmatismo crítico nós refletimos se a verdade que percebemos ao nosso redor é absoluta. Então através da inteligência e dos sentidos racionais e científicos nos tornamos capazes de conhecer a realidade do mundo. Ceticismo é uma postura filosófica em que as pessoas optam por examinar de forma crítica se o conhecimento e percepção que possuem são realmente verdadeiros. Há a possibilidade de compreensão do dogmatismo com a influência do ceticismo, onde há certeza da verdade assim como há questionamentos e dúvidas, ou seja, discutir a verdade absoluta. No dogmatismo sem a influência do ceticismo, existe apenas a verdade absoluta, não permitindo que se questione a verdade, crenças que não admitem contestação. O antagonismo entre o dogmatismo e ceticismo ocorro também na obra de Auguste Comte, que considera que a vida humana existe em estado dogmático ou estado cético, ou seja, não se admite que os estado de contestação e o estado absoluto ocorram simultaneamente na vida humana.

Uma maneira de se aplicar o dogmatismo crítico seria o fato do homem não ter uma memória ativa e hereditária, ou seja, seus conhecimentos não podem ser passados de geração em geração, já que cada indivíduo tem a sua maneira, agir, refletir e concluir algo, pois se isso ocorresse, não haveria tantas dúvidas no mundo, e seria possível ter o conhecimento absoluto no que diz respeito ao tempo e espaço. Não haveria o ceticismo devido à ausência de dúvidas, e não haveria o criticismo devido à falta de questionamentos. Resumindo, nós viveríamos em um estado de dogmatismo ingênuo constante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com