TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doze Homens E Uma Sentença

Artigo: Doze Homens E Uma Sentença. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 3

12 HOMENS E UMA SENTENÇA

Uma história onde, os jurados trabalham em equipe para determinar se o réu é culpado ou inocente.

Um rapaz de 18 anos,acusado de assassinar o próprio pai, e a condenação seria a morte por cadeira elétrica.

A opinião de cada membro dos jurados seria a decisão. Desde que unânimes.

São doze homens de diferentes classes sociais, credos e raças. Cada um tem um tipo de personalidade, formando desde um homem urbano, o tímido, o intelectual, o de origem humilde, o pragmático, o idoso, o desbocado, o jogador que nada sabe. São homens comuns, que não se conhecem entre si, mas que estão ali para decidir se alguém tem o direito de continuar vivendo..

Os jurados estão convencidos da culpa do acusado, exceto um, (jurado n°8).

O jurado de n° 3, um homem rude, vingativo, que mais tarde se explica diante de sua própria declaração a outro jurado num momento de desabafo,revelara ter perdido o contato com seu filho (tambem de 18 anos), há dois anos, por desavenças e brigas entre pai e filho. Outros de covardia e preconceitos e racistas. O egoísmo e a indiferença de outro, indo com a maioria. Cabe ao jurado n°8, único que votou contra a execução, convencer os outros onze a inocência do réu.

O jurado nº 8 mantém-se calmo, equilibrado, paciente e com instinto indagador todo o tempo, e muito observador. Como mediador, é imprescindível conservar a frieza, embora muitas vezes se isole para para reflexão,responde num tom de voz moderado e, sobretudo, ouvir os opositores. O jurado nº 8 faz isso, valendo-se das informações de coleta sobre cada um dos outros 11 jurados para levá-los à reflexão. Pouco a pouco, confronta as idéias, evidencia os valores e desnuda os preconceitos de seus opositores, enquanto fortalece sua argumentação. Por ter passado 6 dias analisando e, procurando conhecer melhor a vida do rapaz desde a infância, onde viera saber que desde os 5 anos de idade, era agredido com socos do próprio pai, aos 9 anos perde a mãe, daí em diante a vida deste jovem tem sido um verdadeiro drama enriquecido de miséria, maltratos e pobreza e degradação.Com seus cálculos baseados em depoimentos das testemunhas, “vizinhos”, que alegaram ter ouvido os gritos e ter presenciado os fatos, cálculos esses, que, envolvem detalhes, e levantam a dúvida dos depoimentos. Quando consegue comprovar com convicção a inocência do acusado, consegue tambem a mudança da opinião do último jurado em inocentar o rapaz.

Este júri já está há tres dias assistindo o julgamento, e o ambiente onde terão que ficar até tomarem uma decisão unânime, é um local pequeno e nada confortável, sem ventilação para um dia quente de verão, um banheiro, onde os jurados opostos aproveitavam para provocar o jurado (8).

O espaço e as dimensões físicas do ambiente tem poucos recursos, e os mesmos se estressam, com tantas horas, e sem a decisão, que até então seria simples, passa a ser uma constrangedora situação interminável e esgotante a todos, e se chocam com palavras ofensivas.

Em um grupo:

Inicialmente tudo parece transcorrer em bom nível de entendimentos, até o momento que um integrante(jurado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com