TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EAD COMO FERRAMENTA DE QUALIDADE PARA INCLUSÃO SOCIAL E APRIMORAMENTO PESSOAL

Exames: EAD COMO FERRAMENTA DE QUALIDADE PARA INCLUSÃO SOCIAL E APRIMORAMENTO PESSOAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  5.210 Palavras (21 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 21

RESUMO

O Ensino a distância, surgiu da necessidade social de levar ensino a população que não tinha acesso, por conta de tempo ou distância.

O primeiro registro desse modelo de ensino, foi no ano 1728 na Gazette de Boston, EUA.

O Brasil teve dois períodos que foram divisores de águas nessa metodologia de ensino. A primeira foi em 1960 com a queda do modelo fordista, devido à transição do modelo econômico e 1990 com a evolução da tecnologia, que para época foi revolucionária, mas se comparado ao que temos hoje houve um avanço significativo.

Hoje o modelo de ensino vem crescendo rapidamente, incentivado pelas novas e observa-se números relevantes se comparado ao ano anterior.

Este Artigo objetiva apresentar um breve resumo do conceito do que é o modelo EaD, como surgiu, sua evolução e como está sendo praticada esta modalidade de ensino nos dias atuais.

PALAVRAS-CHAVE: EAD, INSERÇÃO SOCIAL, ESTUDO VIA INTERNET

ABSTRACT

The on-line learning, the social need arose to take a teaching population that did not have access, because of time or distance.

The first record of this teaching model, was in the year 1728 in the Gazette of Boston, USA.

Brazil had two spells were watershed in this teaching methodology. The first was in 1960 with the fall of the Fordist model, due to the economic transition and 1990 model with the evolution of technology, which was revolutionary for the time, but compared to what we have today, there has been a significant improvement.

Today the teaching model has been growing rapidly, encouraged by new and observes relevant numbers compared to the previous year.

.. This article aims to present a brief summary of the concept of what is the distance education model, as it appeared, its evolution and how it is being practiced this mode of education nowadays.

Fonte: abihbrasil, 2014

1. INTRODUÇÃO

O Ensino à distância, conhecido como EaD, surgiu da necessidade de aprimoramento profissional e cultural de milhões de pessoas globalmente, que por vários motivos, não podiam estar presentes para capacitação presencial em escolas. Mas nem de longe o segmento imaginava que iria se desenvolver à proporção que esse modelo de ensino alcançou. Harper (1986) afirmou que chegaria o dia em que o volume da instrução recebida via correspondência seria maior do que o transmitido em aulas de academias e escolas tradicionais, onde o número de estudantes por correspondência ultrapassaria o de centros de formação presenciais.

Devido ao ritmo imposto pela vida moderna e à falta de tempo que é visível na vida de um número incontável de pessoas observa-se uma tendência, onde cada vez mais novos Clientes migrem para o modelo bem-sucedido de EaD aceito pelo MEC. O que mais pesa nessa decisão é o fato de poder assistir de casa ou do trabalho as aulas, em um horário que melhor lhe aprouver e assim moldar os seus horários com ganho de tempo, saúde, física e mental, devido à ausência de deslocamento entre trabalho, universidade e residência.

Ensinar em ambientes digitais e interativos de aprendizagem significa: organizar situações de aprendizagem, planejar e propor atividades; disponibilizar materiais de apoio com o uso de múltiplas mídias e linguagens; ter um professor que atue como mediador e orientador do aluno, procurando identificar suas representações de pensamento; fornecer informações relevantes, incentivar a busca de distintas fontes de informações e a realização de experimentações; provocar a reflexão sobre processos e produtos; favorecer a formalização de conceitos; propiciar a interaprendizagem e a aprendizagem significativa do aluno (ALMEIDA, 2003, p.334-335).

Almeida (2003) afirma que se redefine o papel do Professor e sua importância na condução deste processo de aprendizado em ambiente virtual como parceiro do aluno, condutor da descoberta de novos caminhos, provocador e incentivador do compartilhamento de idéias, de sonhos e da construção do conhecimento em grupos devendo o mesmo fazer uso dos recursos disponíveis em favor da aprendizagem.

Fonte: gazeta24horas, 2014

2. O contexto histórico e o ritmo de vida em cidades cosmopolitas

No mundo o EaD surgiu na Grécia antiga e depois em Roma, com o contexto de guerra, ainda no século XV, quando a Alemanha criou caracteres móveis para compor palavras. Observa-se uma rede que relativamente desenvolvia o processo de comunicação. Já nos séculos XVII e XVIII houve a revolução cientifica e com isso surgiram às cartas com informações cientificas, marcando uma evolução no modelo de ensino.

No Brasil entre 1970 e 1980 as instituições privadas começaram a oferecer cursos supletivos a distância com aulas via satélite. O pioneiro na Brasil foi o Instituto Monitor em 1939 e o atual Telecurso Segundo Grau que está no ar até a presente data mantido pela Fundação Roberto Marinho. Diante das dificuldades em atender a milhares de pessoas sem formação adequada, o Governo vem aderindo e incentivando ações à distância. O Ministério da Educação lançou em 2005 a Universidade Aberta a Distância (UAB). O Sistema UAB, foi um decreto instituído em 8 de junho de 2006 e ficou conhecido com Decreto 5.800. Este sistema funciona como articulador entre instituições municipais e estaduais que visam atender às demandas locais de educação superior.

A atividade docente em EaD é chamada de Tutoria, e, pode ser dividida em duas modalidades: tutor à distância e tutor presencial. Como a própria nomenclatura sugere o termo “Tutor a Distância” é nada mais nada menos que um intermediador do processo ensino x aprendizagem. Refere-se àquele que acompanha os alunos em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Segundo Cinelli (2005) “as ferramentas interativas são fundamentais para minimizar os problemas causados pela distância promovendo a aproximação entre docentes e alunos”. Cursos que desejam integrar uma grande interação devem incluir também certo nível de humor, oferecendo aspectos lúdicos.

Com o avanço da informática e particularmente o desenvolvimento espantoso da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com