TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EAD COMPETENCIAS PROFISSIONAIS

Artigos Científicos: EAD COMPETENCIAS PROFISSIONAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/7/2013  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................................................4

DESENVOLVIMENTO.............................................................................................................................5-8

CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................................................................9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................................................................10

INTRODUÇÃO

Esse trabalho apresentará a importâncias das mudanças da Lei 11.638/07 na contabilidade e quais foram essas mudanças e como elas impactaram na realização das demonstrações contábeis e no dia a dia nas empresas.

Quais foram as principais mudanças ocorridas com a edição da lei 11.638/07 e alterações posteriores, e quais seus impactos na contabilidade desenvolvida no brasil.

Segundo a leitura efetuada dos textos disponíveis, a CVM (Comissão de Valores Imobiliários), mencionou que a revisão da Lei 6.404/76 foi proposta com a intenção de corrigir impropriedades e erros da lei societária de 1976, adaptar a lei as mudanças sociais econômicas decorrentes da evolução do mercado e fortalecer o mercado de capitais, mediante implementação de normas contábeis e de auditoria internacionalmente reconhecidos.

Em 28 de dezembro de 2007 finalmente a Lei 11.638 foi aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) que modificou a lei 6.404/76.

De acordo com a nova Lei cada instituição terá que apresentar as seguintes demonstrações contábeis, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:

I - balanço patrimonial;

II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;

III - demonstração do resultado do exercício; e

IV - demonstração das origens e aplicações de recursos.

IV – demonstração dos fluxos de caixa; e (Redação dada pela Lei nº 11.638, de 2007)

V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado. (Incluído pela Lei nº 11.638, de 2007).

Algumas foram às modificações que ocorreram com na nova lei 11.368. Varias foram às modificações cada uma com sua peculiaridade, algumas delas vamos ver abaixo:

 No Balanço Patrimonial alguns grupos forma extintos como, por exemplo, o ativo diferido, e resultado de exercícios futuros e também a extinção da possibilidade de reavaliação dos bens do Ativo Imobilizado e conseqüentemente a eliminação das Reservas de Reavaliação. Mas, também foram feitas algumas inclusões de grupos como um grupo voltado para os intangíveis e a criação de um subgrupo Ajuste de Avaliação Patrimonial. E também o Balanço Patrimonial ficou dividido em operações em curto prazo (Ativo Circulante) e operações em longo prazo (Ativo Não Circulante).

 As Demonstrações do Resultado do Exercício não teve sua modificação na sua estrutura, mas na forma de sua apresentação. Como por exemplo, as Receitas Brutas e suas deduções deixaram de compor a estrutura em si e passaram a ser parte das notas explicativas.

E para todas as empresas são exigidas essa demonstrações para melhores transparências das informações.

A Lei 11638/07 insere importantes modificações na Lei 6404/76, a convergência para as normas internacionais IFRS extinguindo algumas regras que impediam a adoção das referidas normas. Também visa eliminar barreiras que dificultavam que as companhias brasileiras participassem do mercado internacional e com isso atrair capital estrangeiro e investimentos para o país.

Outra mudança importante na contabilidade do Brasil foi à adoção da IFRS, que são as normas internacionais de contabilidade, assim o objetivo será alcançar maior transparência comparabilidade nos relatórios financeiros e contábeis.

Comparativo:

LEI 11.638/07

BALANÇO PATRIMONIAL

ATIVO PASSIVO

ATIVO CIRCULANTE PASSIVO CIRCULANE

ATIVO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com