TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECO01001 - ECONOMIA (ON.0) - 201420.00290

Trabalho Escolar: ECO01001 - ECONOMIA (ON.0) - 201420.00290. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  1.690 Palavras (7 Páginas)  •  1.427 Visualizações

Página 1 de 7

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Suponha que a oferta de um produto seja dada pela função: Qo = 1200 + 20P e que a demanda de mercado deste bem seja: Qd= 1382 – 8P. O preço e a quantidade de equilíbrio serão, respectivamente:

Resposta Selecionada: b.

6,50 e 1.330

Resposta Correta: b.

6,50 e 1.330

Feedback da resposta: A resolução do exercício passa pelo conceito de equilíbrio de mercado no qual é necessário identificar o preço que fará com que as quantidades demandadas sejam iguais as quantidades ofertadas de um determinado bem. Assim, antes de resolver a equação de oferta e demanda é necessário igualá-las, isto é: 1200 + 20P= 1382 – 8P.

1200 + 20P= 1382 – 8P

20P+8P = 1382-1200

28P = 182

P = 182/28

P = 6,5Assim quando o preço do produto for R$6,50 a quantidade de equilíbrio por esse produto será?Para resolver essa questão você tem que substituir na equação de demanda o valor do preço e depois substituir o mesmo valor de preço na equação de oferta:

Equação de Demanda

Qd= 1382 – 8P

Qd = 1382 – 8x6,5

Qd = 1382 – 52

Qd = 1330

Equação de Oferta

Qo = 1200 + 20P

Qo = 1200 + 20x 6,5

Qo = 1200 + 130

Qo = 1330

Como os resultados em quantidades foram iguais podemos afirmar que o preço de equilíbrio é R$6,50 e a quantidade de equilíbrio no mercado desse produto é 1330 unidades.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Ao iniciar os estudos em economia você teve contato com o seguinte conceito:

Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem(escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. (VASCONCELLOS & GARCIA, 2004, p.2).O ato de tomar decisões/escolher sobre um caminho a seguir é uma atitude que todo economista está habituado a desempenhar. É importante observar que ao analisar o comportamento dos indivíduos ora pelo lado da demanda ora pelo lado da oferta o que se busca encontrar é como esses indivíduos realizam suas escolhas seja para adquirir um bem (produto/serviço) seja para produzi-lo. Os interesses divergentes entre produtores e compradores tendem a provocar desequilíbrios no mercado. O ponto que busca satisfazer os interesses desses agentes econômicos é chamado ponto de equilíbrio de mercado. Identifique abaixo a alternativa que apresenta o conceito formal de equilíbrio de mercado em economia.

Resposta Selecionada: c.

O ponto de equilíbrio é dado pela intersecção das curvas de demanda e de oferta. Este ponto é único, a quantidade que os compradores desejam comprar é exatamente igual à quantidade que os produtores desejam vender, não há excesso de demanda ou de oferta.

Resposta Correta: c.

O ponto de equilíbrio é dado pela intersecção das curvas de demanda e de oferta. Este ponto é único, a quantidade que os compradores desejam comprar é exatamente igual à quantidade que os produtores desejam vender, não há excesso de demanda ou de oferta.

Feedback da resposta: CORRETA: O ponto de equilíbrio é dado pela intersecção das curvas de demanda e de oferta. Este ponto é único, a quantidade que os compradores desejam comprar é exatamente igual à quantidade que os produtores desejam vender, não há excesso de demanda ou de oferta.

As alternativas, exceto a que está correta, apresentam conceitos existentes no estudo econômico, entretanto, há divergência entre o nome do conceito e a sua explicação formal.

A alternativa -Ponto de Equilíbrio de Mercado significa estar disposto a comprar, ao passo que comprar é efetuar realmente a aquisição. O Ponto de Equilíbrio de Mercado reflete uma intenção, um desejo, enquanto a compra constitui uma ação. - apresenta o conceito formal de demanda.

A alternativa - Ponto de Equilíbrio de Mercado é ter a intenção ou estar disposto a vender, enquanto que vender é fazê-lo de fato. O Ponto de Equilíbrio de Mercado mostra as intenções de venda dos produtores. - apresenta o conceito formal de oferta.

A alternativa - O Ponto de Equilíbrio de Mercado, também, é chamado de Teoria dos Preços porque são os preços que coordenam as decisões dos agentes econômicos no mercado. - apresenta a definição de microeconomia.

A alternativa - Originalmente, Ponto de Equilíbrio de Mercado significava um local onde os bens e serviços são comercializados. Atualmente, podemos conceituar Ponto de Equilíbrio de Mercado como a interação entre compradores e vendedores de um produto ou serviço. - apresenta o conceito formal de mercado.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

O Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) publicou em seu site (http://www.snel.org.br/ui/pesquisaMercado/diagnostico.aspx) a evolução da quantidade produzida e vendida de livros no setor editorial brasileiro resultado de pesquisas realizadas semestralmente em conjunto com a Câmara Brasileira do Livro (CBL). Tabela abaixo apresenta a evolução dos dados resultados das pesquisas no período entre os anos de 2004 a 2008. É importante refletir que os exemplares produzidos para se tranformarem em exemplares vendidos precisam passar por exemplares ofertados, ou seja, o consumidor desses títulos só poderão criar interesse, ou não, por fazer essa aquisição se o título estiver exposto em algum ponto de venda, caso contrário o status “exemplares produzidos” não passaria para o status “exemplares vendidos”. A partir dessas explicações é possível afirmar que a oferta é:

Tabela 1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com