TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECONOMIA

Casos: ECONOMIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  1.649 Palavras (7 Páginas)  •  762 Visualizações

Página 1 de 7

• Pergunta 1

0 em 0,2 pontos

Na década de 90, o Brasil e a Argentina adotaram estratégias de combate à inflação que tinham como um ingrediente-chave a estabilização da taxa de câmbio. No entanto, o sucesso na redução da inflação não bastou para evitar que, ao final da década, ocorresse a ruptura dos regimes cambiais dos dois países. Considerando que essa estabilização significou uma administração das taxas cambiais proporcionando uma taxa de cambio com paridade entre a moeda real e a moeda dólar pode ser dizer que foi uma política, também de valorização cambial. Essa valorização tem como conseqüência um aumento dos atrativos à importações e, consequentemente, uma redução dos atrativos à exportações. As conseqüências dessa política aos resultados do Balanço de Pagamento podem ser percebidas pelos resultados nas oscilações da quantidade de reservas cambiais brasileiras que poderão significar déficit no Balanço de Pagamentos ou Superávit no Balanço de Pagamento. Identifique abaixo qual alternativa apresenta uma situação na qual a relação entrada e saída de divisas resulta em superávit ou déficit; corretamente.

Resposta Selecionada: a.

Saída de divisas maior que a entrada de divisas tende a gerar Superávit no Balanço de Pagamentos.

Resposta Correta: c.

Saída de divisas maior que a entrada de divisas tende a gerar um Déficit no Balanço de Pagamentos.

Feedback da resposta: Somadas todas as contas do Balanço de Pagamentos temos o saldo do balanço de pagamentos.

Se negativo, significa que a saída de divisas foi superior à entrada, gerando um déficit. Se positivo, temos um superávit.

Se negativo, significa que a saída de divisas foi superior à entrada, gerando um déficit.

O resultado nesta conta reflete a variação das reservas internacionais. O superávit significa que há mais divisas do que as necessárias para cobrir as saídas e esta “sobra” representa um aumento nas reservas internacionais do país. O déficit mostra que as entradas não foram suficientes e tal resultado negativo poderá ser coberto por uma saída de divisas ou de ouro do país, reduzindo as reservas internacionais.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Segundo estimativas do Fundo Monetário Internacional a China deve crescer este ano perto de 10%. Ritmo aproximado dos últimos 20 anos, que elevaram a China a ser um dos maiores países do mundo pela ótica do PIB. O crescimento Chinês está fortemente baseado nas exportações e nos altos níveis de investimento interno.

Em qualquer estudo sobre comércio internacional, as teorias das vantagens absolutas e comparativas são necessariamente as primeiras a serem discutidas. De acordo com o modelo das Vantagens Comparativas, o comércio permite a utilização mais eficiente dos recursos econômicos visto que possibilita a importação de bens e serviços que, de outra forma, só poderiam ser produzidos internamente a um custo superior. O engajamento no comércio internacional permite aos países em desenvolvimento importar bens de capital e intermediários (cruciais para o crescimento de longo prazo) a preços inferiores aos dos similares produzidos domesticamente (...)

As Teorias clássicas do Comércio Internacional são relevantes porque justificam a existência do comércio entre os países pela diferença entre a disponibilidade e alocação dos recursos e pelo fenômeno da especialização. Na unidade 8 percorremos as teorias clássicas das Vantagens Absolutas, de Adam Smith, e das Vantagens Comparativas, de David Ricardo.

Com base nas teorias de comércio internacional descritas no material de aulas, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa incorreta:

Resposta Selecionada: d.

A tarifa de importação é um imposto adicionado ao preço internacional do produto e é usada geralmente como forma de incentivar a importação dos bens.

Resposta Correta: d.

A tarifa de importação é um imposto adicionado ao preço internacional do produto e é usada geralmente como forma de incentivar a importação dos bens.

Feedback da resposta: A tarifa de importação é um imposto adicionado ao preço internacional do produto e é usada geralmente como forma de restringir a importação dos bens.

• Pergunta 3

0 em 0,2 pontos

A taxa de câmbio é uma variável muito importante dentro de uma economia, pois pode influenciar o nível de produção e de inflação, além do próprio comércio internacional e dos movimentos de capitais entre os países. O esquema a seguir ajuda a entender o efeito de uma desvalorização cambial (aumento na taxa de câmbio):

I. Com o aumento da taxa de câmbio (desvalorização do real), podemos afirmar que o estimulo às exportações acontece por que os produtos nacionais ficam mais baratos do que os importados. Este é um exemplo do que está acontecendo na China de 2010.

II. Com a desvalorização do câmbio, há um desestímulo às importações, por que os produtos internacionais ficam mais caros. Conseqüentemente, há menor competição com os produtos nacionais, favorecendo o crescimento da Inflação e posterior aumento dos Juros. Este é um exemplo do que está acontecendo no Brasil de 2010.

III. Com a desvalorização do câmbio, há um desestímulo às exportações, facilitando as importações. Desta forma, há uma diminuição dos custos e facilidade para produzir produtos nacionais. Com o aumento da produção nacional e da demanda não haverá inflação.Identifique abaixo a (s) alternativa(s) incorreta(s).

Resposta Selecionada: c.

Apenas a II está incorreta.

Resposta Correta: e.

Apenas a III está incorreta.

Feedback da resposta: A alternativa III está incorreta, porque com a desvalorização do câmbio, há um estimulo a exportação em virtude dos produtos nacionais ficarem mais acessíveis em moeda estrangeira e por outro lado as importações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com