TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECONOMIA DO JAPÃO

Pesquisas Acadêmicas: ECONOMIA DO JAPÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  4.666 Palavras (19 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 19

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...................................................................................................................................3

2. CONTEXTUALIZAÇÃO DO JAPÃO............................................................................4

3. ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE A CULTURA JAPONESA................................4

4. JAPÃO APÓS TSUNAMI DE 2014.................................................................................6

5. ORGANIZAÇÃO DA ECONOMIA JAPONESA............................................................................7

5.1 Atividades da Economia do Japão 8

5.1.1 Indústrias 9

5.1.2 Agricultura 9

5.1.3 Pesca 9

5.1.4 Indústria automotiva 10

5.2 CARACTERÍSTICAS GERAIS DA ECONOMIA JAPONESA 10

5.2.1 PIB (PRODUTO INTERNO BRUTO) 10

5.2.2 Consequências do PIB do Japão 10

5.2.3 Coeficiente de Gini 11

5.2.4 IDH - Uma vida longa e saudável: Expectativa de vida ao nascer ...................................11

6. DEMOGRAFIA DO JAPÃO........................................................................................11

7. PROJEÇÕES ECONÔMICAS.................................................................................................................12

7.1 Cooperação econômica entre Brasil e Japão 13

8.CONCLUSÃO.....................................................................................................................................14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................................................15

3

1. INTRODUÇÃO

Esta pesquisa foi desenvolvida como objetivo levar ao conhecimento sobre um país que é considerado a terceira potência econômica do planeta, perdendo somente para os EUA e China, estamos falando do Japão, que se tornou o principal exportador de produtos manufaturados e detentor da tecnologia de ponta em quase todos os setores industriais do país. No decorrer do trabalho faremos uma breve contextualização deste país, onde conheceremos um pouco da sua história, seus antecestrais e as origens do povo japonês.

Durante toda a sua história, os japoneses precisaram passar por diversas provações para chegar até a posição econômica que se encontra. Desde séculos são alvos de duas bombas nucleares drante a II Guerra Mundial, porém o povo japonês sempre demosntrou exemplo de força de trabalho, inteligência e dedicação para se recuperar de períodos de recessão.

Recentemente, em 11 de março de 2011 mais um incidente colocou em xeque essa capacidade de recuperação do país, um terremoto de quase 9º na escala Richter seguido de tsunami, onde devastou grande parte da costa japonesa, deixou mil mortoss e ainda causou um acidente nuclear na usina de Fukushima.

Nossa maior busca por conhecimentos foram sobre a atual economia, a inflação do país (na realidade a deflação) e suas principais crise.

4

2. CONTEXTUALIZAÇÃO DO JAPÃO

As origens da civilização japonesa são remotas e bastante imprecisas. Contudo, alguns estudos indicam que os primeiros ocupantes deste território apareceram no século III a.C.. Entre as várias culturas que surgem nesse período de formação, podemos destacar a existência dos Yayoi, Kyushu e Jomon. De acordo com algumas pesquisas, as mais remotas civilizações teriam chegado da Sibéria durante o período neolítico.

O processo de unificação política do Japão teria acontecido ao longo da dinastia Yamato, que configurou a presença de um Estado centralizado. Contudo, ao atingirmos o século VI, a existência do poder real foi paulatinamente perdendo espaço para o poder exercido pelos chefes locais. Após a chamada Guerra Onin, o poder central perdeu espaço para os senhores de terra locais que guerreavam constantemente entre si.

No século VII, os conflitos e disputas locais perderam espaço para a rearticulação da dinastia Yamato, que conseguiu promover mudanças que recuperaram o governo monárquico. Após algumas disputas, a monarquia japonesa se tornou praticamente hegemônica durante uma fase de aproximadamente mil anos. Nesse tempo, vale destacar a ascensão dos samurais enquanto importantes agentes militares e políticos.

No século XVI, o contato com os comerciantes espanhóis e portugueses determinou o gradual processo de abertura da civilização japonesa ao mundo ocidental. A ação de mercadores e clérigos jesuítas marcou um primeiro momento das transformações culturais que ganharam espaço no Japão.

Com a abertura econômica forçada pela esquadra militar dos EUA, os japoneses entraram em contato com novas ideologias políticas. Em pouco tempo, um forte movimento nacionalista reivindicou a modernização das instituições do país e o fim da influência estrangeira no território. A partir de 1868, a chamada Revolução Meiji ordenou a industrialização japonesa e a extinção das antigas instituições medievalescas.

Curiosamente, em um curto espaço de tempo, os japoneses abandonaram a posição de nação subordinada ao imperialismo para se transformar em uma potência industrial promotora de tal política dominadora. O auge dessa nova situação aparece nas primeiras décadas do século XX, quando o governo japonês se envolveu nos conflitos da Primeira e da Segunda Guerra Mundial.

No fim da Segunda Guerra, temendo a ascensão de uma potência socialista vizinha, os EUA promovem o lançamento das bombas de Hiroshima e Nagasaki. Esta tragédia nuclear acabou

5

simbolizando a reconstrução da nação japonesa, que não tinha recursos para se recuperar das terríveis perdas econômicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com