TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Trabalho Universitário: ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  1.332 Palavras (6 Páginas)  •  1.023 Visualizações

Página 1 de 6

Economia e Administração Política na Sociedade Contemporânea

Lista de Exercícios

1. Os atos econômicos individuais ou isolados não são de interesse da economia. Explique essa relação.

Porque somente a atividade econômica exercida dentro de uma sociedade, e com sua ajuda direta ou indireta é que interessa a economia

2. A economia é uma ciência social ou natural, explique sua opção.

Social.porque tem como objetivo o estudo da economia capitalista e seu conjunto

3. Diferencie economia política pura da economia política social.

Economia política pura:reveste-se das roupagens de ciência exata,voltada para o estudo das relações econômicas,sem a preocupação de julga-las a luz da moral ou da sua face prática,podendo recorrer-se do uso matemático.

Política social: estuda as relações que são formadas entre homens, sob as formas de associação, legislação ou instituição diversas, com a preocupação de ampliá-las ou aperfeiçoá-las

4. Explique em que consiste a atividade econômica.

Consiste em gerar riqueza mediante a extração, transformação e distribuição de recursos naturais, bens e serviços, tendo como finalidade a satisfação das necessidades humanas.

5. Explique ambiente econômico e curso econômico.

*Ambiente econômico: elementos ou fatores, como bens, as utilidades e as riquezas, em seu conjunto representam o ambiente econômico.

*Curso econômico: o fluxo forçado e contínuo de bens e riquezas, que partem da produção e terminam no consumo, denomina-se curso econômico.

6. Quais os significados de know-how e mind-power?

Know-how ou técnica industrial preocupa-se com a maneira de produzir eficientemente peças, obras e serviços, que constituem os alimentos indispensáveis ao metabolismo da atividade humana, utilizando para tanto os recursos naturais (bens de capital, força de trabalho, insumos). Entende-se por mind-power os recursos tecnológicos disponíveis.

7. Quais os significados de fatos e fenômenos econômicos? Dê exemplos:

FATOS ECONOMICOS: São os fatos sociais relacionados com a economia, ex: trabalho salarial, a troca, a moeda, o preço e etc...

FENOMENOS ECONOMICOS: São os decorrentes da atividade econômica, ou seja, os decorrentes dos bens escassos para satisfazer as necessidades ilimitadas do homem.

8. Destaque os cinco grandes períodos da historia da humanidade que caracterizaram a lenta evolução do pensamento econômico e destaque características destes.

Antiguidade clássica: nessa fase é que foi situada o período dos tempos bilbicos.

Antiguidade:,abrangendo a civilização Greco Romana e indo do ano 1000 a.c.até a queda do império Romano do ocidente.

Idade media:período conhecido por era medieval ou feudalismo.

Mercantilismo. (do seculoXVI ao XVII) fase da renascença e na qual começa a configurar-se o capitalismo,nas suas formas comercial e financeira

Revolução industrial: nessa fase surgem os presupores da ciência econômica,com a denominada Fisiocrata ou escola fisiocratica seguida pelos economistas clássicos ou liberais quando nasce a ciencia economica com a obra do seu fundador ,Adam Smith (1723-1790)

9. Qual a importância do sétimo ano para a atividade econômica?

Não era permitido qualquer atividade agrícola nesse sétimo ano também eram aplicadas as dividas,beneficiadas com moratória sendo também nesse mesmo ano os escravos eram libertados

• O Sétimo Ano tinha uma sábia alternância de culturas, garantindo-se o descanso do solo.

• Direito do primogênito.

• Especialização do trabalho.

10. Destaque o significado e contribuições dos tempos bíblicos:

atividade econômica, surgiam as primeiras noções dos conceitos de propriedade, herança, salário, tributos, moeda e praticas comercial.

O conceito de propriedade, nessa época, era a partir da propriedade imobiliária ou das terras, quando as tribos nômades, vivendo da caca e da pesca, em atividade predatória, fixaram-se em certas áreas, domesticando animais, semeando o solo e promovendo a criação, surgia o direito de propriedade, traduzida em pequenas áreas. Com o tempo também se foi fortalecendo a propriedade hereditária, não se permitia a sua venda sem o consentimento de todos os membros da família. O trabalho era escravo.

11. Quais as contribuições de Platão, Aristóteles e Xenofonte?

Xenofonte (440-355 A.C) discorreu sobre a utilidade e as riquezas econômicas, sua importância econômica.

Platão e Aristóteles em seus estudos, revestiram-se de características socialistas e conservadoras. Defendia a escravidão, diminuição da raça (eliminação dos velhos ou das crianças deficientes).

12. Quais as principais causas do declínio da civilização romana?

A interferência do governo sobre os preços de mercado

As grandes causas do declínio do império romano foram; concentração das riquezas, grandes propriedades improdutivas, servidão de pequenos e médios agricultores, separação entre ricos e pobres e a crescente escassez de alimentos.

13. O que se entende por economia medieval?

A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura. Existiam moedas na Idade Média, porém eram pouco utilizadas. As trocas de produtos e mercadorias eram comuns na economia feudal. O feudo era a base econômica deste período, pois quem tinha a terra possuía mais poder. O artesanato também era praticado na Idade Média. A produção era baixa, pois as técnicas de trabalho agrícola eram extremamente rudimentares. O arado puxado por bois era muito utilizado na agricultura.

14. Destaque a importância das corporações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com